8/27/2010

Sangue menstrual, nova descoberta!



Bom, acabei de ler em uma site ( G1) algo interessante, estranho e apesar de tudo que pode ajudar... O sangue da menstruação humana pode, no futuro, servir para regeneração de tecidos e órgãos. É descartavél e de facil coleta, o sangue menstrual contém células-tronco mesenquimais, estruturas que podem dar origem a uma série limitada de outros tecidos.
A pesquisadora Regina Coeli Goldenberg, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que pretende, até o final de 2010 ou o começo de 2011, realizar testes com o material para recuperar tecidos como o fígado em animais de laboratório.
“A vantagem da célula mesenquimal e, particularmente, a de origem menstrual é que ela pode ser induzida a virar embrionária”, diz a especialista. “É uma alternativa ao uso do embrião, sem passar por muitas das questões éticas.”
As questões eticas em termos foi o que mais atrapalhou a "liberação" dos estudos com celulas tronco... agora se esses estudos realmente der certo, não haverá tanto o que questionar, sendo assim algo esperançoso para os estudos.

Ao apresentar os resultados da pesquisa de sua equipe na 25ª Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), em Águas de Lindóia, Goldenberg afirmou que a reprogramação de células de sangue menstrual em embrionárias apresentou resultados melhores, com maior rapidez e eficiência do que outros estudos.

“As pessoas pouco falam do endométrio (camada mucosa que reveste a parede uterina), preferem focar as pesquisas em células-tronco em polpa de dente, gorduras”, afirma a cientista. Há também o problema cultural. “Materiais como cordão umbilical e placenta carregam o peso de estarem ligados a questões culturais, assim com a menstruação tem todo esse aspecto de ser impura para algumas culturas.”

Nesse caso esta ha um passo na frente dos estudos com célula-tronco, o que já foi citado não afeta "diretamente" os aspectos culturais e éticos das pessoas, sendo assim mais bem visto, mesmo sendo estranho...

Achei super interessante este estudo e resolvi dividi aqui com vocês!

Espero que tenham gostado do post!!

=]

8/05/2010

Desastre no Golfo do México chegando ao fim

O desastre ambiental que dominou as preocupações do governo dos Estados Unidos nos últimos três meses e meio parece estar perto do fim.
O vazamento de milhões de litros de petróleo no Golfo do México foi detido na quinta-feira, depois do fechamento de três válvulas da tampa instalada na segunda-feira sobre o poço danificado há três meses.
A BP, empresa responsável pelo acidente no Golfo do México, disse que finalmente conseguiu acabar com o vazamento de óleo. Por oito horas, engenheiros bombearam uma mistura de argila e água sobre o poço. 
Porem a boa notícia, se é que há boa notícia nesse desastre todo, é que dos 700 milhões de litros que vazaram apenas um quarto estaria ainda na água. Seria uma fina camada de petróleo na superfície do mar. Quinhentos milhões de litros de óleo foram queimados, recolhidos e a maior parte evaporou.

Tartaruga coberta de petroleo no Golfo do México.

Jacqueline Savitz, cientista sênior da Oceana, um grupo ambiental sem fins lucrativos, disse que grande parte do estrago já está se espalhando para longe do litoral e fora da vista da vigilância aeronáutica e dos navios de pesquisa. "Algumas pessoas estão dizendo que, como ainda não atingiu a costa, está tudo bem", ela diz. "Mas muitos animais vivem no oceano, e um vazamento deste é prejudicial assim que atinge a água. Colocaram em risco as tartarugas marinhas, camarões, caranguejos e as ostras. Muitas dessas espécies já estão sendo atacadas há dez dias. Nós estamos esperando para ver como é grave quando chegar ao litoral, mas nunca saberemos os verdadeiros impactos no oceano."
Só agora tiveram uma atitude consideravel sobre o assunto, depois dos estragos ocorridos, dos animais mortos, veremos o que farão depois que esse vazamento realmente estiver controlado. Será farão algum projeto de controle de especies?! Será que se importarão com tantos animais prejudicados?!

Fonte: G1 , Uol