9/26/2011

Usina Hidreletrica de Belo Monte.

Outra grande luta brasileira, que também vem há anos... A Hidrelétrica de Belo Monte, será (se isso progredir) a 3° maior, ficando atrás apenas dos chineses Três Gargantas e a binacional de Itaipu (Brasil e Paraguai).
A hidrelétrica ficará na bacia do Rio Xingu, na parte paranaense... Que há mais ou menos 30 anos vem falando da tal hidrelétrica...
Vamos revisar um pouco a história:
Em 1975, começou os estudos na Bacia do Rio Xingu.
1994, revisão dos estudos para diminuir a área inundada e não inundação das áreas indígenas.
2000 A Eletrobras (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.) e Eletronorte firmam acordo para a conclusão dos Estudos de Viabilidade Técnico-Econômico.
2002, Os estudos são apresentados a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), porem não são conclusivos por conta de decisões judiciais.
Em 2006, no começo do ano Eletrobras solicita o Ibama o processo de licenciamento ambiental e mais um estudo para se fazer... o de Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
2009 Adiantaram um pouco mais o desastre. Eletrobras entrega a preliminar do EIA e do Rima, solicita a Licença prévia, Ibama faz nova vistoria técnica ao local do projeto, o EIA e o Rima são entregues ao Ibama.
2010:
Fevereiro - Ibama libera a Licença Previa da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Março - TCU aprova a previsão de custos da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte.
Abril - Realizado o leilão para decidir qual grupo de empresas será responsável pela construção... Na qual a vitória foi de Norte Energia.
Agosto - Assinatura de concessão da Usina de Belo Monte, que será a 3° maior Hidrelétrica do mundo.

2011: Concedia a Licença de Instalação (LI) para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Área que será devastada se for aprovado a UHE Belo Monte.


Bom, conhecendo um pouco vemos que ao longo dos tempos parece bem simples e o certo a se fazer. Porém isso desde o inicio causou conflitos, greves, tristezas e vergonha de um Brasil visto de tal maneira.
O Brasil é sim poderoso e tem uma grande capacidade de crescer sem tocar em sua vasta biodiversidade.
Com a construção de Belo Monte - Pará, coração da Amazonia. Para montar a UHE precisam desviar o rio, para construir a estrutura, ao desviar o rio, terá que cavar um enorme buraco e inunda-lo com isso mudando a rotina de uma fauna e flora. Sem contar nas vidas de índios e grupos de étnicos da região que dependem da pesca e do rio para navegação. Se fossemos falar em detalhes o mal que faz a construção da Usina Hidreletrica de Belo Monte, esse texto não terminaria em semanas.
Você também é contra? Clique aqui para a pedição contra a Usina Belo Monte.

Caso você ainda não tem um lado, pense e reflita que há mais a se perder do que a ganhar com a construção.

Fontes: Blog Marco LuquePlaneta Sustentável.

2 comentários: