Bom, acho que todos ficaram sabendo do incêndio no Instituto Butantan (o maior acervo de cobras do país)
O incêndio que atingiu o laboratório de répteis do Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, no início da manhã deste sábado (15), destruiu um dos principais acervos de cobras, aranhas e escorpiões para pesquisas do mundo e o maior do Brasil. Mais de 70 mil espécies conservadas foram queimadas no local. Os bombeiros foram chamados e controlaram as chamas.
Para entrar no laboratório, os bombeiros tiveram que quebrar as paredes. No fim da manhã, ainda havia alguns focos de incêndio no local. Quando o fogo começou, o prédio estava vazio. “Precisamos afastar as pessoas porque havia risco de o prédio desabar”, afirmou o capitão dos bombeiros Miguel Jodas. Nove equipes dos bombeiros foram ao local.
As chamas atingiram o prédio onde cientistas faziam pesquisa com cobras, aranhas e escorpiões. Os animais já mortos eram conservados em formol. As perdas ainda estão sendo contabilizadas, mas já se sabe que o incêndio destruiu o maior acervo de cobras do país.
Ainda abalado, o curador do instituto diz que a perda é incalculável. “São cem anos de história. Não sei dizer mais nada”, disse Francisco Franco, curador da coleção.
Ainda há fumaça saindo do prédio de 600 metros quadrados. Os animais vivos, como aranhas, foram retirados e levados para um local seguro.
O Instituto Butantan é um centro de pesquisas biomédicas localizado no bairro do Butantã. Foi fundado em 23 de Janeiro de 1901 e é responsável pela produção de soros e vacinas. Conta com parque, museus, bibliotecas e serpentário.
O instituto é também um órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A assessoria de imprensa do Butantan informou que está no local do incêndio fazendo um levantamento sobre os prejuízos.
Video falando do incendio.
http://www.youtube.com/watch?v=5hlCQkpZpEA
Fonte: G1
5/26/2010
5/25/2010
Célula sintética
A bactéria controlada por um genoma artificial é o primeiro passo para a criação de formas de vida artificiais.
O feito, anunciado na quinta-feira (20), aconteceu graças a um trabalho de 15 anos, 40 milhões de dólares e uma equipe de 20 pessoas, capitaneada por Craig Venter, o responsável pelo seqüenciamento do genoma humano, há dez anos. Embora seja tentador rotulá-lo como a criação de vida artificial, ainda não é o caso: o DNA, embora montado em laboratório, é o de uma espécie, Mycoplasma mycoides, e foi inserido em outra espécie, a Mycoplasma capricolum. É como se, em vez de pegar um livro de instruções já existente, a equipe de Venter redigitou todos seus capítulos, colocando umas alterações aqui e ali (como o trecho de Joyce acima e um endereço de website) para diferenciá-lo do DNA natural da célula.
Daí veio a novidade: depois de algum tempo, as células de M. capricolum começaram a ler as novas instruções, e iniciaram a produção das proteínas da M. mycoides, se comportando e aparentando ser a própria. Para todos os efeitos, ela tinha se transformado em uma Mycoplasma mycoides
a primeira célula sintética... a ciência tem progredido muito, podemos esperar muito mais pelo visto, depois de clonagem uso de células troncos, será que logo os seres poderão sairem prontos do laborátorio direto pra vida no mundo a fora? deixem sua opinião se quiserem ....
5/14/2010
Cientistas chineses usam filtro de cigarro para impedir corrosão do aço
Cientistas chineses dizem ter encontrado uma forma potencialmente barata de proteger o aço contra a corrosão usando substâncias químicas presentes em filtros de cigarro usados.
Em estudo publicado em uma revista científica, os pesquisadores disseram que o filtro de cigarro usado produz nove substâncias químicas diferentes - entre elas a nicotina - quando imerso em água.
Quando os extratos foram aplicados em canos de aço comumente usados na indústria do petróleo, verificou-se que as substâncias tinham a propriedade de impedir a corrosão do material, mesmo quando o metal foi submetido a condições extremas.
A corrosão do aço custa a produtores de petróleo milhões de dólares anualmente.
Descreveram os filtros de cigarro que são jogados fora por fumantes como "o tipo mais onipresente de lixo do mundo".
Citaram estatísticas segundo as quais 4,5 trilhões de filtros de cigarro são descartados no meio ambiente a cada ano.
Estudos mostram que as pontas de cigarro são desagradáveis não apenas aos olhos.
As toxinas que contêm podem matar peixes e prejudicar o ambiente.
A reciclagem dos filtros poderia resolver o problema, mas até agora não se sabia de usos práticos para eles.
Os chineses consomem cerca de um terço de todos os cigarros produzidos no planeta.
5/13/2010
Fosseis de invertebrados
Paleontólogos da Universidade de Yale, nos EUA, descobriram mais de 1,5 mil fósseis de animais marinhos invertebrados que viveram entre 480 e 472 milhões de anos atrás, durante o período Ordoviciano.
As descobertas, feitas no Marrocos, ajudarão a entender como funcionavam os ecossistemas nessa época, quando houve uma grande diversificação das espécies e a maioria da vida na Terra ainda era encontrada nos oceanos.
Muitos dos fósseis são completos e incluem esponjas, vermes anelídeos, moluscos e caranguejos-ferradura. Como não possuíam ossos, esses animais deixaram poucas pistas para os paleontólogos. No Marrocos, águas calmas e condições químicas favoráveis contribuíram para a preservação das criaturas.
As descobertas, feitas no Marrocos, ajudarão a entender como funcionavam os ecossistemas nessa época, quando houve uma grande diversificação das espécies e a maioria da vida na Terra ainda era encontrada nos oceanos.
Muitos dos fósseis são completos e incluem esponjas, vermes anelídeos, moluscos e caranguejos-ferradura. Como não possuíam ossos, esses animais deixaram poucas pistas para os paleontólogos. No Marrocos, águas calmas e condições químicas favoráveis contribuíram para a preservação das criaturas.
5/11/2010
Peixe-Boi
Peixe-boi ou Manati |
NOME COMUM: Peixe-boi ou Manati, também chamados de guaraguá e, no caso da espécie marinha,vaca-marinha.
NOME EM INGLÊS: Manatee
FAMÍLIA: Triquequídeos
CLASSE: Mammalia
FILO: Chordata
SUBFILO: Vertebrata
ORDEM: Sirênios.
ESPÉCIE MARINHA: Trichechus manatus.
ESPÉCIE FLUVIAL AFRICANA: Trichechus senegalensis
ESPÉCIE FLUVIAL SUL-AMERICANA: Trichechus inunguis
PÊSO: 700 kg de peso
COMPRIMENTO: Até 4,5 m
HÁBITOS: De hábitos solitários, raramente são vistos em grupo fora da época de acasalamento.
HABITAT:Costa Atlântica Americana, desde a Georgia até Alagoas. As duas espécies fluviais vivem, uma, no oeste da África, e a outra, nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco.
CARACTERÍSTICA: Com corpos robustos e pesados e cauda achatada, larga e disposta de forma horizontal Dentadura reduzida a molares, que se regeneram constantemente.
ALIMENTAÇÃO: Alimentam-se de algas, aguapés, mangue, capins aquáticos entre outras plantas. Com isso controlam o crescimento das plantas aquáticas e fertilizam com suas fezes as águas que freqüentam, contribuindo para a produtividade pesqueira. Pode comer até 16 kg de plantas por dia e consegue armazenar até 50 litros de gordura como fonte energética para a época da seca, quando as gramíneas de que se alimenta diminuem de disponibilidade. As nadadeiras, que ainda apresentam resquícios de unhas, ajudam o animal a escavar e arrancar a vegetação aquática enraizada no fundo.
REPRODUÇÃO: Possuem baixa taxa reprodutiva: a fêmea tem geralmente um filhote a cada três anos, sendo um ano de gestação e dois anos de amamentação. Nasce apenas um filhote por vez.
AMEAÇADO DE EXTINÇÃO: Ameaçados de extinção no Brasil, são protegidos desde 1990 pelo Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios.
TEMPO DE VIDA: Cerca de 50 anos
CAUSAS :
A caça indiscriminada -Pela crença popular de que possui 7 carnes diferentes, para obtenção de óleo, couro e até mesmo carne, o peixe-boi foi quase exterminado antes que sua caça fosse proibida. Em algumas cidades do interior do Amazonas, o peixe-boi ainda é uma carne altamente apreciada e abatida, apesar da proibição do IBAMA.
As redes de pesca. - Por serem mansos e se aproximarem dos barcos ficam enredados nelas e morrem afogados ou nas mãos dos pescadores.
5/08/2010
Reservas indigenas
Os índios brasileiros, que eram 6 milhões na época do descobrimento, hoje são cerca de 300 mil. Enquanto a população total do Brasil cresceu 27 vezes, a dos índios diminuiu vinte. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas no país. Restaram 170. Dois em cada três índios brasileiros vivem nas reservas indígenas da Amazônia. São 170.000 pessoas em um território equivalente a quase três Alemanhas. Só os 8.200 ianomâmis ocupam uma área de 94.000 quilômetros quadrados, maior que a área de Portugal. Cada índio brasileiro hoje possui em média 3,6 quilômetros quadrados, mais de duas vezes o Parque do Ibirapuera, em São Paulo. No total, é dos índios quase 12% do território nacional. Há sinais de 53 grupos indígenas ainda isolados, sem contato com a civilização tecnológica, todos na região amazônica. Sujeitos a contatos casuais, os índios continuam despreparados para enfrentar as doenças dos brancos e vivem no nomadismo.
http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/artigoAZ.php?idAz=220
A população indígena da Amazônia é dividida em 6 troncos lingüisticos: Tupi, Karib, Tukano, Jê, Pano e Aruaque. As tribos habitantes do Acre são principalmente dos troncos Pano e Aruaque. Ao Pano pertencem os Kaxinawás, Yawanawás, Poyanawás, Jaminawás, Nukuinis, Araras e Kaxararis. Ao tronco Aruaque pertencem os Kulinas e os Kampas. Também são habitantes na área atual do Acre os Katukinas, os Machineris e alguns grupos isolados sem contato. Os Indios vivem da caça, pesca, agricultura e do extrativismo. Eles plantam mandioca, milho, algodão, tabaco e vários frutos. Nas comunidades existem os curandeiros chamados "pajés" que transmitem seu conhecimento sobre rituais e plantas medicinais oralmente aos seus sucessores. Os rituais de alguns povos indígenas na área do Acre são acompanhados com a ingestão da "Ayahuasca" ou "Yagé", uma bebida alucinógena feito de certos cipós e folhas. O pensamento da sociedade indígena é bastante diferente: geralmente não existe o mesmo conceito de propriedade como no mundo "envolvido". Também a maneira como se faz decisões em respeito à aldeia ou à tribo não é na mesma forma linear hierárquica. Estas e outras diferenças da mentalidade indígena levaram a muitos preconceitos contra os índios, como que eles seriam mentirosos e não confiáveis. Estes preconceitos sempre serviram como justificativa para a discriminação e extinção dos índios.
http://www.amazonlink.org/ACRE/amazonas/seringueiros/indigenous.htm
http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/artigoAZ.php?idAz=220
A população indígena da Amazônia é dividida em 6 troncos lingüisticos: Tupi, Karib, Tukano, Jê, Pano e Aruaque. As tribos habitantes do Acre são principalmente dos troncos Pano e Aruaque. Ao Pano pertencem os Kaxinawás, Yawanawás, Poyanawás, Jaminawás, Nukuinis, Araras e Kaxararis. Ao tronco Aruaque pertencem os Kulinas e os Kampas. Também são habitantes na área atual do Acre os Katukinas, os Machineris e alguns grupos isolados sem contato. Os Indios vivem da caça, pesca, agricultura e do extrativismo. Eles plantam mandioca, milho, algodão, tabaco e vários frutos. Nas comunidades existem os curandeiros chamados "pajés" que transmitem seu conhecimento sobre rituais e plantas medicinais oralmente aos seus sucessores. Os rituais de alguns povos indígenas na área do Acre são acompanhados com a ingestão da "Ayahuasca" ou "Yagé", uma bebida alucinógena feito de certos cipós e folhas. O pensamento da sociedade indígena é bastante diferente: geralmente não existe o mesmo conceito de propriedade como no mundo "envolvido". Também a maneira como se faz decisões em respeito à aldeia ou à tribo não é na mesma forma linear hierárquica. Estas e outras diferenças da mentalidade indígena levaram a muitos preconceitos contra os índios, como que eles seriam mentirosos e não confiáveis. Estes preconceitos sempre serviram como justificativa para a discriminação e extinção dos índios.
http://www.amazonlink.org/ACRE/amazonas/seringueiros/indigenous.htm
5/07/2010
Animais Amazônicos
São tantas espécies de animais na Amazônia que ficou dificil escolher para colocar aqui, vou tentar depois em outros posts colocar mais espécies....
Onça
A onça é, sem dúvida, o mais temido carnívoro da fauna brasileira. Devido ao seu grande porte (atinge até dois metros de comprmento considerando a cauda) e grande agilidade, a onça é uma exímia caçadora. Movimenta-se com astúcia na mata, de preferência a noite, quando sai para caçar outros mamíferos como cotias, pacas e antas. Alimenta-se também de pássaros e não dispensa macacos. Seu nome científico é Felix onca e, devido a pele vistosa, é um dos animais mais procurados pelos caçadores. As onças habitam ocos de troncos caídos, grutas e podem também subir em árvores para descansar sobre os galhos frondosos. Suas garras são retráteis e seus passos são silenciosos. Há uma variedade da onça pintada, com alta pigmentação conhecida por onça preta ou 'tigre', mas ambas são da mesma espécie.
Anta
Mamíferos - Anta - Tapirus terrestris Classe: Mammalia; ordem: Perissodactyla; família: Tapiridae; gênero: Tapirus As antas são animais fortes. Os pés traseiros têm três dedos e os dianteiros têm um adicional, muito reduzido. As antas possuem uma tromba flexível, preensil e coberta por pêlos sensíveis a cheiro e a umidade. Comem frutos, folhas, caules, brotos, pequenos ramos, grama, plantas aquáticas, cascas de árvores, organismos aquáticos e pastam inclusive sobre plantações de cana, melão, cacau, arroz e milho.
Arara canindé
Nome Científico: Ara ararauna Alimentação: Frutos de casca dura, que quebram com o bico forte. Aprecia os cocos do bacuri e frutos do combaru, jatobá, mandovi e, sobretudo do pequi, árvore típica do Brasil central Reprodução: de 1 a 3 ovos, sua incubação dura cerca de 25 dias. Os filhotes abandonam o ninho com 13 semanas de vida Habitat: beiras de matas, várzeas de buritizais Distribuição Geográfica: desde a América Central até São Paulo Para alguns, essa é a arara mais bela de todas e, como as outras, prefere frutos nativos. Tem uma ampla distribuição, mas já desapareceu de grandes áreas. Ainda é bastante comum em diversas áreas de várzea no Pará.
http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz
Onça
A onça é, sem dúvida, o mais temido carnívoro da fauna brasileira. Devido ao seu grande porte (atinge até dois metros de comprmento considerando a cauda) e grande agilidade, a onça é uma exímia caçadora. Movimenta-se com astúcia na mata, de preferência a noite, quando sai para caçar outros mamíferos como cotias, pacas e antas. Alimenta-se também de pássaros e não dispensa macacos. Seu nome científico é Felix onca e, devido a pele vistosa, é um dos animais mais procurados pelos caçadores. As onças habitam ocos de troncos caídos, grutas e podem também subir em árvores para descansar sobre os galhos frondosos. Suas garras são retráteis e seus passos são silenciosos. Há uma variedade da onça pintada, com alta pigmentação conhecida por onça preta ou 'tigre', mas ambas são da mesma espécie.
Anta
Mamíferos - Anta - Tapirus terrestris Classe: Mammalia; ordem: Perissodactyla; família: Tapiridae; gênero: Tapirus As antas são animais fortes. Os pés traseiros têm três dedos e os dianteiros têm um adicional, muito reduzido. As antas possuem uma tromba flexível, preensil e coberta por pêlos sensíveis a cheiro e a umidade. Comem frutos, folhas, caules, brotos, pequenos ramos, grama, plantas aquáticas, cascas de árvores, organismos aquáticos e pastam inclusive sobre plantações de cana, melão, cacau, arroz e milho.
Arara canindé
Nome Científico: Ara ararauna Alimentação: Frutos de casca dura, que quebram com o bico forte. Aprecia os cocos do bacuri e frutos do combaru, jatobá, mandovi e, sobretudo do pequi, árvore típica do Brasil central Reprodução: de 1 a 3 ovos, sua incubação dura cerca de 25 dias. Os filhotes abandonam o ninho com 13 semanas de vida Habitat: beiras de matas, várzeas de buritizais Distribuição Geográfica: desde a América Central até São Paulo Para alguns, essa é a arara mais bela de todas e, como as outras, prefere frutos nativos. Tem uma ampla distribuição, mas já desapareceu de grandes áreas. Ainda é bastante comum em diversas áreas de várzea no Pará.
http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz
5/06/2010
Amazônia: Mais de 10 mil plantas com potencial econômico
São espécies com princípios ativos para uso medicinal, cosmético e controle de pragasMais de 10 mil espécies de plantas da Amazônia são portadoras de princípios ativos para uso medicinal, cosmético e controle biológico de pragas. A região concentra também outras 300 espécies de frutas comestíveis e uma rica fauna silvestre. Ao todo, a Amazônia guarda em suas florestas, várzeas, cerrados e rios, um total de 33 mil espécies de plantas superiores.
É o que aponta o Plano de Amazônia Sustentável (PAS), lançado este ano pelo governo federal. O plano faz um diagnóstico detalhado da realidade e potenciais econômicos amazônicos.Ainda poucos significativos em termos macroeconômicos, os produtos florestais não-madeireiros, em especial as plantas medicinais, podem se tornar, se tiverem sua exploração incentivada corretamente, em atrativa e rentável atividade econômica para os povos da Amazônia. É o caso específico das ervas e plantas com aplicação nas áreas medicinais e de cosméticos.
http://funcapciencia.funcap.ce.gov.br/noticias/amazonia-mais-de-10-mil-plantas-com-potencial-economico
A grande diversidade de espécies de plantas da Amazônia como citado acima tem grande importância comercial, cosméticos, remédios alimentos e etc...., se preservassem e utilizasse isso sem destrui-la com certeza teriamos muito o que descobrir ainda sobre a Amazônia especies desconhecidas, propriedades medicinais, ai se encaixa a sustentabilidade citada durante a semana passada.
5/05/2010
Amazônia
Amazônia nossa grande preciosidade que está sendo perdida...
Animais, plantas, água, Indios , Vida Vida Vida....
enfrentando desmatamento, seca de rios, tráfico de animais e tantos absurdos...
Vou tentar passar um pouquinho sobre ela...
Amazônia está situada em sua porção centro-norte; é cortada pela linha equatorial e, portanto, compreendida em área de baixas latitudes. Ocupa cerca de 2/5 do continente e mais da metade do Brasil. Inclui 9 países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). A Amazônia brasileira compreende 3.581 Km2, o que equivale a 42,07% do país. A chamada Amazônia Legal é maior ainda, cobrindo 60% do território em um total de cinco milhões de Km2. Ela abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins.
Desmatamento da Floresta Amazônica
A Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.
5/04/2010
Então...... Vai da cabeça de cada um....
1. Evite o desperdício de água: embora pareça aquele conselho de nossas mães / avós, é vital para a continuidade da vida que evitemos o desperdício de água. Para isso, basta mudarmos pequenas atitudes do dia a dia, como:
1.1 Fechar a água enquanto está escovando os dentes;
1.2 Manter a água fechada enquanto ensaboa a louça;
1.3 Deixar fechada a água enquanto faz a barba;
1.4 Conserte vazamentos e mantenha as torneiras bem fechadas;
2. Evite o desperdício de energia elétrica: é bastante comum que usinas produtoras de energia elétrica utilizem recursos minerais como parte de sua empreitada e como resultado aumentem as emissões de CO2. Se pudermos consumir menos energia elétrica, estaremos ajudando um pouquinho já;
3. Informe-se sobre pequenas alternativas ambientalmente corretas para sua casa. Seja na construção ou na reforma, existem maneiras menos agressivas de lidar com a questão;
4. Ensine as crianças a serem positivas em relação ao planeta. Assim que elas aprenderem algumas coisas e demonstrarem o amor que têm pelo planeta, o ciclo da destruição será extinto;
5 INFORME-SE: Para cada região, existem algumas medidas que podem ser tomadas. Informe-se na sua para saber exatamente a forma mais efetiva de ajudar.
http://vidanativaitapuranga.blogspot.com/2008/10/sustentabilidade-ambiental-como-ajudar.html
Então todo mundo sabe o que fazer e como ser feito vai da conciência de cada um aplicar na vida e tentar colaborar para um mundo melhor....
Um pequeno gesto é um passo dado!
Você realmente sabe o que é algo sustentavel!?
O Grupo IBOPE fez uma pesquisa Negócios Sustentáveis, a pesquisa inédita Sustentabilidade: Hoje ou Amanhã?. O levantamento foi realizado com homens e mulheres acima de 16 anos, em todo o Brasil, entre os dias 20 e 28 de Julho, para avaliar a percepção das classes A, B e C sobre assuntos ligados ao tema sustentabilidade. O estudo também analisou a opinião da comunidade empresarial brasileira por meio de entrevistas com 537 executivos de 381 grandes empresas nacionais.
A pesquisa revelou que 79% dos executivos e 55 % dos cidadãos já ouviram falar de sustentabilidade empresarial, sendo que os dois grupos possuem conceitos diferentes sobre a questão. Para os executivos, sustentabilidade empresarial está atrelada aos conceitos de responsabilidade social (59%) e preservação do meio ambiente (58%). Já para os cidadãos, o conceito está atrelado ao desenvolvimento de produtos (33%) e à solidez das instituições (23%).
A pesquisa revelou que 79% dos executivos e 55 % dos cidadãos já ouviram falar de sustentabilidade empresarial, sendo que os dois grupos possuem conceitos diferentes sobre a questão. Para os executivos, sustentabilidade empresarial está atrelada aos conceitos de responsabilidade social (59%) e preservação do meio ambiente (58%). Já para os cidadãos, o conceito está atrelado ao desenvolvimento de produtos (33%) e à solidez das instituições (23%).
O estudo também revelou o grau de consciência sócio-ambiental do cidadão e identificou que existe um grande distanciamento entre a crença e a prática de ações de preservação ambiental. Por exemplo, 92% dos cidadãos concordam que separar lixo para a reciclagem é uma obrigação da sociedade. Porém, apenas 30% dos entrevistados separam o lixo em suas residências.
Então do que adianta muitos tentar conscientizar a população sendo que só fica por isso!? Algo tem que ser FEITO, e rápido...
Você, o que faz para ajudar o meio ambiente!?Fontes: IBOPE || WWF
5/03/2010
Não é porque é natural que é sustentavel!
Sustentabilidade é uma palavra muito dita ultimamente!
E com isso muitas impresas colocam estampados nas embalagens que são protudos naturais, ecologicamente corretos e tudo mais. Só que muitos são uma farsa, serve só para induzir o consumidor a associar natural com ecológico, sustentável e, às vezes, benéfico à saúde. Mas nem sempre é isso o que acontece. Exemplo disso é o algodão. Ele é vendido como sendo ecológico, mas esse tipo de plantação é muito prejudicial ao meio ambiente. Sendo que ela consome 25% de todo o agrotóxico produzido no mundo, matando anualmente 20 mil pessoas, além de utilizar muita água.
Existem ainda outros produtos que ludibriam os consumidores, como o tecido de bambu, que é totalmente sintético, a maquiagem mineral, que pode não agredir a pele, mas coopera para a escassez dos recursos minerais, e os remédios fitoterápicos, que nem sempre são feitos exclusivamente com ingredientes orgânicos e sustentáveis.
O bambu, que não serve para fazer tecido, é ótimo para a fabricação de outros utensílios, já que o seu cultivo é totalmente ecológico. Quanto à maquiagem mineral, o melhor mesmo é que os produtos de beleza sejam fabricados com matéria-prima vegetal e os remédios fitoterápicos 100% naturais são fabricados no Brasil somente pela Weleda. É importante atentar à verdadeira origem dos produtos para não cair no ledo engano da imagem criada para aumentar as vendas.
5/01/2010
Empresas que tem divulgado trabalhar com sustentabilidade
Hoje na televisão muitas empresas anunciam que na compra de seus produtos, eles ajudam em algum sentido na plantação de árvores ou os etc....
vou colocar aqui algumas que tem anunciado se são reais ou não tão ai .. na midia ...
http://www.unilever.com.br/sustainability/?gclid=COum-daHtqECFYIf7god1htNAw
http://www.ype.ind.br/2006/social.asp
http://www.bancoreal.com.br/sustentabilidade
O que tem aparecido recentemente é o comercial da danoninho você compra o produto ganha uma sementinha e quem cuidar da árvore virtual no site depois de madura eles plantam árvores reais ... mas claro tem que comprar o produto...
http://www.danoninho.com.br/florestadodino/
Obviamente todas tem um lado do consumismo por cima mas ta ai os que encontrei o que acham a respeito?
Assinar:
Postagens (Atom)