5/06/2010
Amazônia: Mais de 10 mil plantas com potencial econômico
São espécies com princípios ativos para uso medicinal, cosmético e controle de pragasMais de 10 mil espécies de plantas da Amazônia são portadoras de princípios ativos para uso medicinal, cosmético e controle biológico de pragas. A região concentra também outras 300 espécies de frutas comestíveis e uma rica fauna silvestre. Ao todo, a Amazônia guarda em suas florestas, várzeas, cerrados e rios, um total de 33 mil espécies de plantas superiores.
É o que aponta o Plano de Amazônia Sustentável (PAS), lançado este ano pelo governo federal. O plano faz um diagnóstico detalhado da realidade e potenciais econômicos amazônicos.Ainda poucos significativos em termos macroeconômicos, os produtos florestais não-madeireiros, em especial as plantas medicinais, podem se tornar, se tiverem sua exploração incentivada corretamente, em atrativa e rentável atividade econômica para os povos da Amazônia. É o caso específico das ervas e plantas com aplicação nas áreas medicinais e de cosméticos.
http://funcapciencia.funcap.ce.gov.br/noticias/amazonia-mais-de-10-mil-plantas-com-potencial-economico
A grande diversidade de espécies de plantas da Amazônia como citado acima tem grande importância comercial, cosméticos, remédios alimentos e etc...., se preservassem e utilizasse isso sem destrui-la com certeza teriamos muito o que descobrir ainda sobre a Amazônia especies desconhecidas, propriedades medicinais, ai se encaixa a sustentabilidade citada durante a semana passada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
se o brasil se ligasse e visse a " farmácia " mais natural q temos , poderíamos já ter achado cura para algumas doenças q existem , mas o mais importante é explorar sem destruir :)
ResponderExcluir