8/15/2011

Codigo Florestal.

Bom, não falarei muito, porém... Sim andamos distantes, eu e a Rubia ficamos afastadas desde ano passado.
Mas estamos voltando com cara nova e novidades nos artigos que iremos postar...
Falaremos de algo nesse "primeiro" post sobre algo que balançou a vida de muitas pessoas e animais... O tão famoso Código Florestal. Muitos tem falado sem saber ou sabendo pouco.
Primeira coisa vamos explicar o que é esse tal Código Florestal...

  "O Novo Código Florestal, como também é chamada a Lei N.º 4.771 de 15 de Setembro de 1965, trata das florestas em território brasileiro e demais formas de vegetação, define a Amazónia Legal, os direitos de propriedade e restrições de uso para algumas regiões que compreendem estas formações vegetais e os critérios para supressão e exploração da vegetação nativa.
A Lei N.º 4.771 é chamada de “Novo Código Florestal” porque em 1934 já havia sido aprovado o “Código Florestal” (Decreto n.º 23.793) que, no entanto, não deu certo devido às dificuldades para sua implementação." Retirado do site InfoEscola.
Resumindo, ele protege nossa agora pequena área "verde", seja onde for aqui no Brasil e é ele quem determina a obrigação de preservar as áreas sensíveis a erosão, as APPs (Área de Preservação Permanente,clique aqui para saber mais). Porém, desde sua criação vem tendo mudanças e mais mudanças, no qual deixa separado tragicamente ambientalistas e ruralistas.
Onde na verdade deveriam dar as mãos, Concordam? Estávamos em meio uma "guerra", greves, documento sendo alterado pra cá e pra lá. Essa suposta guerra, vem do ano passado quando o Aldo Rebelo, onde ele reformula os artigos, nos quais a sardinha foi inteira para os ruralistas e fazendeiros (Pra quem se interessa aqui vai o link do "novo" código florestal - a parte riscada é o que tentaram modificar - clique aqui)
Ainda dizem que com o novo código, no qual o do Brasil é o mais rígido (no papel) vai fazer com que o país cresça.Que hoje em dia ele, o país, não tem terras o suficiente para manter a "família" brasileira. Falta de administração da "famillia"? 
O Código Florestal apesar de ter sido criada em 1934 no governo Getúlio Vargas, em Setembro de 1965 o então presidente Castello Branco aprovou a Lei Federal 4.771 que determinou que 50% da area de cada propriedade da Amazonia deveriam ser preservadas, nas outras regiões do país, 20%. 
Durante três décadas foi registrado o maior numero de devastamento... Preocupado, Fernando Henrique Cardoso aumentou a área de preservação para 80%.
Em 1998 com a Lei de Crimes Ambientais muitos foram punidos, a fiscalização em campo aumentou e começaram a considerar mais as denuncias feita. Mas em 2008 a lei foi editada pelo governo assim tentando fazer de tudo para seguir a linha, hoje em dia há um total de 36 projeto para "derrubar" o código florestal, o mais recente foi em 2009, com a criação de uma comissão na Câmara dos Deputados, na qual a maioria era ruralista, querendo arruinar as leis que defendem nossa rica biodiversidade. Atualmente anda adiando cada vez mais qual será o real Código Florestal, mas esse papo é no próximo post. Aguardem!


Fontes: WWFPlanalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário