11/08/2010

Notebook pode reduzir fertilidade em homens



Vocês homens tomem cuidado quando usar seu notebook no colo. Estudo diz que pode reduzir a capacidade reprodutiva com o uso no colo, pois a temperatura que o aparelho libera superaquece o escroto.
"Milhões e milhões de homens usam laptops hoje em dia, especialmente na faixa de idade mais propensa a reprodução", disse Sheynkin. "Depois de apenas 10 ou 15 minutos, a temperatura de seus escrotos já está acima do que consideramos seguro, mas eles nem percebem", acrescentou.
Apoiar um laptop sobre os joelhos, no entanto, exige manter as pernas imóveis e fechadas. Depois de uma hora nessa posição, os pesquisadores constataram que a temperatura dos testículos sobe 2,5 graus.
Um suporte para o laptop mantém a máquina mais fria e impede transferência de calor à pele, mas Sheynkin alertou que isso não ajuda muito a refrigerar os testículos e pode oferecer uma falsa sensação de segurança.


Fonte: G1

9/03/2010

Parabéns para todos os Biólogos!

imagem do site: www.biologos.bio.br

Dia do Biólogo!




Hoje (03 de setembro) comemora o dia do biólogo!
Faremos uma breve comemoração e homenagem aos milhares de biólogos e futuros... Porque não só hoje é nosso dia, devemos lembrar que com nossa garra, paciência (muita) e força de atingir nossos sonhos nos leva cada dia mais longe e somos cada vez mais reconhecidos (apesar de ainda faltar muito). Biólogos podem, dependendo de sua formação, atuar nas mais diferentes áreas, sendo que são pelo menos 57 as áreas de atuação do Biólogo. A postura de um biólogo; deve ser acima de tudo, ético, critico ter respeito, ser solidário, ter responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, participação, diálogo, comprometimento, e exercer paixão pelo que faz. Estar sempre consciente das necessidades de atuar com qualidade e muita responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, do meio ambiente (...), também estar consciente de sua responsabilidade como um educador. É defender e cuidar das mais variadas espécies de animais, vegetais, entre outros, é estar adepto pra tudo, realizar pesquisas, cuidar da flora e da fauna, é ser sustentável... Mesmo assim, muitas vezes os Biólogos têm dificuldades de ingressar no mercado trabalhando nessas áreas, pois muitas delas não são exclusivas da profissão. Isso se deve ao fato de que a profissão de Biólogo, bem como a de Biomédico, sua profissão irmã, foi regulamentada no Brasil pela Lei número 6.684 de 3 de setembro de 1979, ou seja, é uma profissão que existe, formalmente, há relativamente pouco tempo, e cujas atribuições pertenciam antes a agrônomos, médicos, farmacêuticos.
Com a profissão regulamentada dia 3 de setembro instituiu-se o dia do biólogo.

Aqui deixo meus Parabéns aos biólogos que tanto fez/faz pelo nosso dia-a-dia, que continuem lutando e se unindo... e aqueles que ainda estão em formação que levem como aprendizagem a longa vida de sábios que no passado foram criticados e levados a mal por questões culturais... Biólogos hoje é o nosso dia. Feliz dia 3 de setembro.

9/02/2010

Mistério de chuva de fezes intriga cidade na França...

- Vou postar aqui uma noticia meio nojenta que li em um jornal e achei no site do G1 parece piada mas a situação é bem real...
"Uma misteriosa "chuva" de excrementos intriga os habitantes do vilarejo de Saint-Pandelon, no sudoeste da França. Desde meados de maio, eles se queixam de "gotas" marrons que caem do céu, com cheiro e textura de matéria fecal.
O prefeito do vilarejo, Jean-Pierre Boiselle, afirmou que uma "chuva de cocô" passou a cair durante o dia e também à noite no município.
Se no início a história fazia os 750 habitantes da localidade sorrirem, eles passaram a ficar aterrorizados com a chuva de excrementos, que deixou partes da cidade com ar irrespirável.
As crianças não podem mais brincar fora de casa e os moradores hesitam em comer as frutas e legumes das hortas locais. Eles também não fazem mais churrascos ao ar livre nesse período de verão na Europa.
Teorias
As "gotas" marrons, quase do tamanho de uma unha do dedo mínimo, sujam os carros, móveis de jardim e as roupas secando nos varais.
A primeira hipótese levantada pelos moradores para explicar o fenômeno foi a de que aviões estariam despejando o conteúdo de seus banheiros sobre a região.
Mas isso seria impossível, afirmou a Direção Geral da Aviação Civil da França, acrescentando que "os aviões de linha são pressurizados e não é possível despejar o conteúdo de banheiros ou de nenhuma outra coisa".
Após investigações, a polícia militar francesa declarou que a "chuva" de fezes poderia ser causada por aves migratórias, da espécie conhecida como andorinhões, que se instalaram na região nesta estação.
"Esse pássaro tem a particularidade de voar o tempo todo e se alimentar em pleno voo. Por isso as fezes caem durante o dia e à noite", afirmou o capitão Michel Brethes, da polícia militar de Dax, nos arredores do vilarejo de Saint-Pandelon.
Exames
Um laboratório da região realizou neste mês pesquisas científicas com o material coletado e confirmou que as "gotas" que cairam do céu são excrementos de origem animal, mas não conseguiu solucionar totalmente o mistério.
"Nas amostras analisadas, não encontramos bactérias específicas das fezes humanas. Mas não podemos dizer a qual tipo de animal esses excrementos correspondem", afirmou Alain Mesplède, diretor do laboratório de análises científicas da região.
"Apenas confirmamos a presença de bactérias típicas a todas as espécies animais", diz o pesquisador.
Sem saber ao certo se as fezes seriam realmente de pássaros, os moradores de Saint-Pandelon esperam que a "chuva" fedorenta não caia novamente em outras estações.

Li também uma noticia que destacava uma pequena possibilidade dos excrementos serem humanos e apos terem sido depositados em uma grande area irregular a céu aberto teria sido evaporado junto a água , achei essa teoria absurda demais mas até isso chegaram a pensar....
fique a vontade quem quiser comentar ...


8/27/2010

Sangue menstrual, nova descoberta!



Bom, acabei de ler em uma site ( G1) algo interessante, estranho e apesar de tudo que pode ajudar... O sangue da menstruação humana pode, no futuro, servir para regeneração de tecidos e órgãos. É descartavél e de facil coleta, o sangue menstrual contém células-tronco mesenquimais, estruturas que podem dar origem a uma série limitada de outros tecidos.
A pesquisadora Regina Coeli Goldenberg, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que pretende, até o final de 2010 ou o começo de 2011, realizar testes com o material para recuperar tecidos como o fígado em animais de laboratório.
“A vantagem da célula mesenquimal e, particularmente, a de origem menstrual é que ela pode ser induzida a virar embrionária”, diz a especialista. “É uma alternativa ao uso do embrião, sem passar por muitas das questões éticas.”
As questões eticas em termos foi o que mais atrapalhou a "liberação" dos estudos com celulas tronco... agora se esses estudos realmente der certo, não haverá tanto o que questionar, sendo assim algo esperançoso para os estudos.

Ao apresentar os resultados da pesquisa de sua equipe na 25ª Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), em Águas de Lindóia, Goldenberg afirmou que a reprogramação de células de sangue menstrual em embrionárias apresentou resultados melhores, com maior rapidez e eficiência do que outros estudos.

“As pessoas pouco falam do endométrio (camada mucosa que reveste a parede uterina), preferem focar as pesquisas em células-tronco em polpa de dente, gorduras”, afirma a cientista. Há também o problema cultural. “Materiais como cordão umbilical e placenta carregam o peso de estarem ligados a questões culturais, assim com a menstruação tem todo esse aspecto de ser impura para algumas culturas.”

Nesse caso esta ha um passo na frente dos estudos com célula-tronco, o que já foi citado não afeta "diretamente" os aspectos culturais e éticos das pessoas, sendo assim mais bem visto, mesmo sendo estranho...

Achei super interessante este estudo e resolvi dividi aqui com vocês!

Espero que tenham gostado do post!!

=]

8/05/2010

Desastre no Golfo do México chegando ao fim

O desastre ambiental que dominou as preocupações do governo dos Estados Unidos nos últimos três meses e meio parece estar perto do fim.
O vazamento de milhões de litros de petróleo no Golfo do México foi detido na quinta-feira, depois do fechamento de três válvulas da tampa instalada na segunda-feira sobre o poço danificado há três meses.
A BP, empresa responsável pelo acidente no Golfo do México, disse que finalmente conseguiu acabar com o vazamento de óleo. Por oito horas, engenheiros bombearam uma mistura de argila e água sobre o poço. 
Porem a boa notícia, se é que há boa notícia nesse desastre todo, é que dos 700 milhões de litros que vazaram apenas um quarto estaria ainda na água. Seria uma fina camada de petróleo na superfície do mar. Quinhentos milhões de litros de óleo foram queimados, recolhidos e a maior parte evaporou.

Tartaruga coberta de petroleo no Golfo do México.

Jacqueline Savitz, cientista sênior da Oceana, um grupo ambiental sem fins lucrativos, disse que grande parte do estrago já está se espalhando para longe do litoral e fora da vista da vigilância aeronáutica e dos navios de pesquisa. "Algumas pessoas estão dizendo que, como ainda não atingiu a costa, está tudo bem", ela diz. "Mas muitos animais vivem no oceano, e um vazamento deste é prejudicial assim que atinge a água. Colocaram em risco as tartarugas marinhas, camarões, caranguejos e as ostras. Muitas dessas espécies já estão sendo atacadas há dez dias. Nós estamos esperando para ver como é grave quando chegar ao litoral, mas nunca saberemos os verdadeiros impactos no oceano."
Só agora tiveram uma atitude consideravel sobre o assunto, depois dos estragos ocorridos, dos animais mortos, veremos o que farão depois que esse vazamento realmente estiver controlado. Será farão algum projeto de controle de especies?! Será que se importarão com tantos animais prejudicados?!

Fonte: G1 , Uol

7/26/2010

Vazamento de óleo no Golfo do México


"O derramamento de petróleo no Golfo do México é grave. Mas quão grave ele é? Alguns especialistas foram rápidos ao prever o apocalipse, projetando imagens cruéis com 1.600 quilômetros de águas irreparáveis e praias em risco, pesca prejudicada por várias temporadas, espécies frágeis extintas e uma indústria economicamente arrasada por anos.."
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/qual-gravidade-vazamento-petroleo-golfo-mexico

O desastre ocorrido colocou em risco diversas espécies locais dentre elas aves, mamiferos, peixes.... sendo as principais, as tartarugas marinhas, os golfinhos, os pelicanos, o óleo atrapalha na alimentação, podendo ser ingerido tambem pelo animal, respiração, locomoção, por ser pegajoso gruda na asa das aves que ali pescam...

" trouxe como consequências: a) ameaças ao ecossistema; b) prejuízos à indústria pesqueira e ao turismo; c) desgaste político do presidente Barack Obama; d) revisão dos incentivos à indústria petroleira; e) maior regulamentação do setor petrolífero; f) incentivo à discussão sobre energias alternativas. "


Quase 4 meses sem uma solução realmente válida para resolver o problema. Exploração do petróleo sem um limite imposto, acabou em um acidente com mais prejuizos do que lucros possiveis...

7/22/2010

Novo Codigo Florestal

As propostas de mudanças no Código Florestal brasileiro, aprovadas por comissão especial na Câmara dos Deputados no início de julho, poderão levar mais de 100 mil espécies de animais à extinção, além de aumentar "substancialmente" as emissões de gás carbônico na atmosfera. As afirmações fazem parte de uma carta escrita por pesquisadores brasileiros e publicada na sexta-feira (16) na revista científica Science.
A reforma do Código Florestal, em discussão na Câmara, opõe ruralistas e ambientalistas. O ramo agropecuário defende que a lei criada em 1965 engessa o crescimento do setor e precisa mudar. Ambientalistas, no entanto, defendem que não é necessária a abertura de novas áreas agricultáveis para um incremento na produção.

Área de mata ciliar desmatada no Vale do Araguaia.


O relator afirma que a intenção da mudança é legalizar 90% das propriedades rurais brasileiras, que estariam na ilegalidade. O texto prevê uma espécie de anistia para quem recebeu multas por desmatamento. A anistia ocorreria após a regularização da propriedade.

Nas pequenas propriedades, com área inferior a quatro módulos rurais (unidade que varia de tamanho de acordo com cada região), não será preciso recompor a área de reserva legal desmatada antes da lei, de acordo com o novo código. Em áreas maiores do que quatro módulos fiscais, a recomposição seria necessária apenas a partir do quinto módulo.

Tratores preparam terra antes ocupada por floresta para plantio de soja no norte de Mato Grosso.

 Bom, além de já não termos muito da Amazônia, tem esses codigos florestais que fará diminuir ainda mais. Realmente é uma vergonha para o Brasil..
O que vocês acham desse Codigo Florestal?
Comentem...


Fonte: G1

7/16/2010

Os mais rapidos

Os animais se locomovem pelo ar, pela água e pelo solo. De acordo com o processo evolutivo, atingiram diversas adaptações, dependendo do local onde vivem.

Os modos e formas de locomoção servem para caçadas, fugas, migrações, etc. Muitos possuem anatomia bastante adaptadas, como pernas ou asas longas e esguias, músculos resistentes e corpos aerodinâmicos ou hidrodinâmicos, podendo alcançar grandes velocidades.
Guepardo
(Aciononyx jubatus)
O mais rápido da terra 115 Km/h

 



Falcão peregrino
(Falco peregrinos)
O mais rápido do ar 400 Km/h.







Agulhão vela
(Istiophorus platypterus)
O mais rápido da água – 110 Km/h

7/08/2010

Africa do Sul

As Proteas são da familia dos fynbos, flores bonitas e exóticas orignárias da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. A mais famosa das variedades existentes é a King Protea (Protea cynaroides) que é flor nacional da África do Sul.



Com a copa do mundo todos os olhares se voltaram para a África, principalmente África do Sul, pais mais desenvolvido.
Lugar onde a grande riqueza que encanta bate de frente com a pobreza que assusta.

"A África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país. OInglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa. A África do Sul é um país multiétnico, com as maiores comunidades europeias, indianas e racialmente mistas da África. Embora 79,5% da população sul-africana seja negra,os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas, um dos nove idiomas que têm estatuto oficial.Cerca de um quarto da população do país está desempregada e vive com menos deUS$ 1,25 por dia."


Pra falar sobre África do Sul não podemos deixar de citar Mandela
Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.
Com o término da copa provavelmente a África cairá no esquecimento, deixei aqui dados que axei interessante, a África é um pais incrivel geograficamente, biologicamente, em todos os pontos de vista.
deixem opiniões...

6/29/2010

Alimentos Não Saudáveis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta terça-feira (29) no Diário Oficial da União uma resolução que obriga que as propagandas de alimentos considerados com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans, de sódio, e de bebidas com baixo teor nutricional, como os refrigerantes, venham acompanhadas de mensagens alertando para os riscos à saúde em caso de consumo excessivo. As empresas terão 180 dias para se adequar à resolução.
Segundo a Anvisa, o regulamento técnico publicado tem como objetivo "coibir práticas excessivas que levem o público, em especial o público infantil a padrões de consumo incompatíveis com a saúde e que violem seu direito à alimentação adequada". As mensagens publicitárias devem ser acompanhadas de alertas sobre os perigos do consumo excessivo desses nutrientes.



Exemplos:
a) "O (nome/ marca comercial do alimento) contém muito açúcar e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de obesidade e de cárie dentária".
b) "O (nome/ marca comercial do alimento) contém muita gordura saturada e, se consumida em grande quantidade, aumenta o risco de diabetes e de doença do coração".

A medida vale também para bebidas como refrigerantes, refrescos artificiais, concentrados para o preparo de bebidas à base de xarope de guaraná ou groselha e chás prontos para o consumo. Também se incluem bebidas adicionadas de cafeína, taurina, glucoronolactona ou qualquer substância que atue como estimulante no sistema nervoso central.
Agora mais um aviso sobre o alimentos que não é saudável, a desculpa de que não foi avisado, esta cada dia mais extinta! 

Fonte: G1

5/26/2010

Butantan

Bom, acho que todos ficaram sabendo do incêndio no Instituto Butantan (o maior acervo de cobras do país)
O incêndio que atingiu o laboratório de répteis do Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, no início da manhã deste sábado (15), destruiu um dos principais acervos de cobras, aranhas e escorpiões para pesquisas do mundo e o maior do Brasil. Mais de 70 mil espécies conservadas foram queimadas no local. Os bombeiros foram chamados e controlaram as chamas.
Para entrar no laboratório, os bombeiros tiveram que quebrar as paredes. No fim da manhã, ainda havia alguns focos de incêndio no local. Quando o fogo começou, o prédio estava vazio. “Precisamos afastar as pessoas porque havia risco de o prédio desabar”, afirmou o capitão dos bombeiros Miguel Jodas. Nove equipes dos bombeiros foram ao local.
As chamas atingiram o prédio onde cientistas faziam pesquisa com cobras, aranhas e escorpiões. Os animais já mortos eram conservados em formol. As perdas ainda estão sendo contabilizadas, mas já se sabe que o incêndio destruiu o maior acervo de cobras do país.
Ainda abalado, o curador do instituto diz que a perda é incalculável. “São cem anos de história. Não sei dizer mais nada”, disse Francisco Franco, curador da coleção.
Ainda há fumaça saindo do prédio de 600 metros quadrados. Os animais vivos, como aranhas, foram retirados e levados para um local seguro.
O Instituto Butantan é um centro de pesquisas biomédicas localizado no bairro do Butantã. Foi fundado em 23 de Janeiro de 1901 e é responsável pela produção de soros e vacinas. Conta com parque, museus, bibliotecas e serpentário.
O instituto é também um órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A assessoria de imprensa do Butantan informou que está no local do incêndio fazendo um levantamento sobre os prejuízos.


Video falando do incendio.
http://www.youtube.com/watch?v=5hlCQkpZpEA

Fonte: G1

5/25/2010

Célula sintética


A bactéria controlada por um genoma artificial é o primeiro passo para a criação de formas de vida artificiais.

O feito, anunciado na quinta-feira (20), aconteceu graças a um trabalho de 15 anos, 40 milhões de dólares e uma equipe de 20 pessoas, capitaneada por Craig Venter, o responsável pelo seqüenciamento do genoma humano, há dez anos. Embora seja tentador rotulá-lo como a criação de vida artificial, ainda não é o caso: o DNA, embora montado em laboratório, é o de uma espécie, Mycoplasma mycoides, e foi inserido em outra espécie, a Mycoplasma capricolum. É como se, em vez de pegar um livro de instruções já existente, a equipe de Venter redigitou todos seus capítulos, colocando umas alterações aqui e ali (como o trecho de Joyce acima e um endereço de website) para diferenciá-lo do DNA natural da célula.
Daí veio a novidade: depois de algum tempo, as células de M. capricolum começaram a ler as novas instruções, e iniciaram a produção das proteínas da M. mycoides, se comportando e aparentando ser a própria. Para todos os efeitos, ela tinha se transformado em uma Mycoplasma mycoides
a primeira célula sintética... a ciência tem progredido muito, podemos esperar muito mais pelo visto, depois de clonagem uso de células troncos, será que logo os seres poderão sairem prontos do laborátorio direto pra vida no mundo a fora? deixem sua opinião se quiserem ....

5/14/2010

Cientistas chineses usam filtro de cigarro para impedir corrosão do aço



Cientistas chineses dizem ter encontrado uma forma potencialmente barata de proteger o aço contra a corrosão usando substâncias químicas presentes em filtros de cigarro usados.
Em estudo publicado em uma revista científica, os pesquisadores disseram que o filtro de cigarro usado produz nove substâncias químicas diferentes - entre elas a nicotina - quando imerso em água.
Quando os extratos foram aplicados em canos de aço comumente usados na indústria do petróleo, verificou-se que as substâncias tinham a propriedade de impedir a corrosão do material, mesmo quando o metal foi submetido a condições extremas.
A corrosão do aço custa a produtores de petróleo milhões de dólares anualmente.
Descreveram os filtros de cigarro que são jogados fora por fumantes como "o tipo mais onipresente de lixo do mundo".
Citaram estatísticas segundo as quais 4,5 trilhões de filtros de cigarro são descartados no meio ambiente a cada ano.
Estudos mostram que as pontas de cigarro são desagradáveis não apenas aos olhos.
As toxinas que contêm podem matar peixes e prejudicar o ambiente.
A reciclagem dos filtros poderia resolver o problema, mas até agora não se sabia de usos práticos para eles.
Os chineses consomem cerca de um terço de todos os cigarros produzidos no planeta.

5/13/2010

Fosseis de invertebrados

Paleontólogos da Universidade de Yale, nos EUA, descobriram mais de 1,5 mil fósseis de animais marinhos invertebrados que viveram entre 480 e 472 milhões de anos atrás, durante o período Ordoviciano.
As descobertas, feitas no Marrocos, ajudarão a entender como funcionavam os ecossistemas nessa época, quando houve uma grande diversificação das espécies e a maioria da vida na Terra ainda era encontrada nos oceanos.
Muitos dos fósseis são completos e incluem esponjas, vermes anelídeos, moluscos e caranguejos-ferradura. Como não possuíam ossos, esses animais deixaram poucas pistas para os paleontólogos. No Marrocos, águas calmas e condições químicas favoráveis contribuíram para a preservação das criaturas.

5/11/2010

Peixe-Boi

Peixe-boi ou Manati
Ameaçado
NOME COMUM: Peixe-boi ou Manati, também chamados de guaraguá e, no caso da espécie marinha,vaca-marinha.
NOME EM INGLÊS: Manatee
FAMÍLIA: Triquequídeos
CLASSE: Mammalia
FILO: Chordata
SUBFILO: Vertebrata
ORDEM: Sirênios.
ESPÉCIE MARINHA: Trichechus manatus.
ESPÉCIE FLUVIAL AFRICANA: Trichechus senegalensis
ESPÉCIE FLUVIAL SUL-AMERICANA: Trichechus inunguis
PÊSO: 700 kg de peso
COMPRIMENTO: Até 4,5 m
HÁBITOS: De hábitos solitários, raramente são vistos em grupo fora da época de acasalamento.
HABITAT:Costa Atlântica Americana, desde a Georgia até Alagoas. As duas espécies fluviais vivem, uma, no oeste da África, e a outra, nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco.
CARACTERÍSTICA: Com corpos robustos e pesados e cauda achatada, larga e disposta de forma horizontal Dentadura reduzida a molares, que se regeneram constantemente.
ALIMENTAÇÃO: Alimentam-se de algas, aguapés, mangue, capins aquáticos entre outras plantas. Com isso controlam o crescimento das plantas aquáticas e fertilizam com suas fezes as águas que freqüentam, contribuindo para a produtividade pesqueira. Pode comer até 16 kg de plantas por dia e consegue armazenar até 50 litros de gordura como fonte energética para a época da seca, quando as gramíneas de que se alimenta diminuem de disponibilidade. As nadadeiras, que ainda apresentam resquícios de unhas, ajudam o animal a escavar e arrancar a vegetação aquática enraizada no fundo.
REPRODUÇÃO: Possuem baixa taxa reprodutiva: a fêmea tem geralmente um filhote a cada três anos, sendo um ano de gestação e dois anos de amamentação. Nasce apenas um filhote por vez.
AMEAÇADO DE EXTINÇÃO: Ameaçados de extinção no Brasil, são protegidos desde 1990 pelo Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios.
TEMPO DE VIDA: Cerca de 50 anos
CAUSAS :
A caça indiscriminada -Pela crença popular de que possui 7 carnes diferentes, para obtenção de óleo, couro e até mesmo carne, o peixe-boi foi quase exterminado antes que sua caça fosse proibida. Em algumas cidades do interior do Amazonas, o peixe-boi ainda é uma carne altamente apreciada e abatida, apesar da proibição do IBAMA.
As redes de pesca. - Por serem mansos e se aproximarem dos barcos ficam enredados nelas e morrem afogados ou nas mãos dos pescadores.

5/08/2010

Reservas indigenas

Os índios brasileiros, que eram 6 milhões na época do descobrimento, hoje são cerca de 300 mil. Enquanto a população total do Brasil cresceu 27 vezes, a dos índios diminuiu vinte. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas no país. Restaram 170. Dois em cada três índios brasileiros vivem nas reservas indígenas da Amazônia. São 170.000 pessoas em um território equivalente a quase três Alemanhas. Só os 8.200 ianomâmis ocupam uma área de 94.000 quilômetros quadrados, maior que a área de Portugal. Cada índio brasileiro hoje possui em média 3,6 quilômetros quadrados, mais de duas vezes o Parque do Ibirapuera, em São Paulo. No total, é dos índios quase 12% do território nacional. Há sinais de 53 grupos indígenas ainda isolados, sem contato com a civilização tecnológica, todos na região amazônica. Sujeitos a contatos casuais, os índios continuam despreparados para enfrentar as doenças dos brancos e vivem no nomadismo.
http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/artigoAZ.php?idAz=220

A população indígena da Amazônia é dividida em 6 troncos lingüisticos: Tupi, Karib, Tukano, Jê, Pano e Aruaque. As tribos habitantes do Acre são principalmente dos troncos Pano e Aruaque. Ao Pano pertencem os Kaxinawás, Yawanawás, Poyanawás, Jaminawás, Nukuinis, Araras e Kaxararis. Ao tronco Aruaque pertencem os Kulinas e os Kampas. Também são habitantes na área atual do Acre os Katukinas, os Machineris e alguns grupos isolados sem contato. Os Indios vivem da caça, pesca, agricultura e do extrativismo. Eles plantam mandioca, milho, algodão, tabaco e vários frutos. Nas comunidades existem os curandeiros chamados "pajés" que transmitem seu conhecimento sobre rituais e plantas medicinais oralmente aos seus sucessores. Os rituais de alguns povos indígenas na área do Acre são acompanhados com a ingestão da "Ayahuasca" ou "Yagé", uma bebida alucinógena feito de certos cipós e folhas. O pensamento da sociedade indígena é bastante diferente: geralmente não existe o mesmo conceito de propriedade como no mundo "envolvido". Também a maneira como se faz decisões em respeito à aldeia ou à tribo não é na mesma forma linear hierárquica. Estas e outras diferenças da mentalidade indígena levaram a muitos preconceitos contra os índios, como que eles seriam mentirosos e não confiáveis. Estes preconceitos sempre serviram como justificativa para a discriminação e extinção dos índios.
http://www.amazonlink.org/ACRE/amazonas/seringueiros/indigenous.htm

5/07/2010

Animais Amazônicos

São tantas espécies de animais na Amazônia que ficou dificil escolher para colocar aqui, vou tentar depois em outros posts colocar mais espécies....




Onça
A onça é, sem dúvida, o mais temido carnívoro da fauna brasileira. Devido ao seu grande porte (atinge até dois metros de comprmento considerando a cauda) e grande agilidade, a onça é uma exímia caçadora. Movimenta-se com astúcia na mata, de preferência a noite, quando sai para caçar outros mamíferos como cotias, pacas e antas. Alimenta-se também de pássaros e não dispensa macacos. Seu nome científico é Felix onca e, devido a pele vistosa, é um dos animais mais procurados pelos caçadores. As onças habitam ocos de troncos caídos, grutas e podem também subir em árvores para descansar sobre os galhos frondosos. Suas garras são retráteis e seus passos são silenciosos. Há uma variedade da onça pintada, com alta pigmentação conhecida por onça preta ou 'tigre', mas ambas são da mesma espécie.



Anta

Mamíferos - Anta - Tapirus terrestris Classe: Mammalia; ordem: Perissodactyla; família: Tapiridae; gênero: Tapirus As antas são animais fortes. Os pés traseiros têm três dedos e os dianteiros têm um adicional, muito reduzido. As antas possuem uma tromba flexível, preensil e coberta por pêlos sensíveis a cheiro e a umidade. Comem frutos, folhas, caules, brotos, pequenos ramos, grama, plantas aquáticas, cascas de árvores, organismos aquáticos e pastam inclusive sobre plantações de cana, melão, cacau, arroz e milho.


Arara canindé

Nome Científico: Ara ararauna Alimentação: Frutos de casca dura, que quebram com o bico forte. Aprecia os cocos do bacuri e frutos do combaru, jatobá, mandovi e, sobretudo do pequi, árvore típica do Brasil central Reprodução: de 1 a 3 ovos, sua incubação dura cerca de 25 dias. Os filhotes abandonam o ninho com 13 semanas de vida Habitat: beiras de matas, várzeas de buritizais Distribuição Geográfica: desde a América Central até São Paulo Para alguns, essa é a arara mais bela de todas e, como as outras, prefere frutos nativos. Tem uma ampla distribuição, mas já desapareceu de grandes áreas. Ainda é bastante comum em diversas áreas de várzea no Pará.

http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz

5/06/2010

Amazônia: Mais de 10 mil plantas com potencial econômico






São espécies com princípios ativos para uso medicinal, cosmético e controle de pragasMais de 10 mil espécies de plantas da Amazônia são portadoras de princípios ativos para uso medicinal, cosmético e controle biológico de pragas. A região concentra também outras 300 espécies de frutas comestíveis e uma rica fauna silvestre. Ao todo, a Amazônia guarda em suas florestas, várzeas, cerrados e rios, um total de 33 mil espécies de plantas superiores.

É o que aponta o Plano de Amazônia Sustentável (PAS), lançado este ano pelo governo federal. O plano faz um diagnóstico detalhado da realidade e potenciais econômicos amazônicos.Ainda poucos significativos em termos macroeconômicos, os produtos florestais não-madeireiros, em especial as plantas medicinais, podem se tornar, se tiverem sua exploração incentivada corretamente, em atrativa e rentável atividade econômica para os povos da Amazônia. É o caso específico das ervas e plantas com aplicação nas áreas medicinais e de cosméticos.

http://funcapciencia.funcap.ce.gov.br/noticias/amazonia-mais-de-10-mil-plantas-com-potencial-economico

A grande diversidade de espécies de plantas da Amazônia como citado acima tem grande importância comercial, cosméticos, remédios alimentos e etc...., se preservassem e utilizasse isso sem destrui-la com certeza teriamos muito o que descobrir ainda sobre a Amazônia especies desconhecidas, propriedades medicinais, ai se encaixa a sustentabilidade citada durante a semana passada.

5/05/2010

Amazônia





Amazônia nossa grande preciosidade que está sendo perdida...
Animais, plantas, água, Indios , Vida Vida Vida....
enfrentando desmatamento, seca de rios, tráfico de animais e tantos absurdos...
Vou tentar passar um pouquinho sobre ela...

Amazônia está situada em sua porção centro-norte; é cortada pela linha equatorial e, portanto, compreendida em área de baixas latitudes. Ocupa cerca de 2/5 do continente e mais da metade do Brasil. Inclui 9 países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). A Amazônia brasileira compreende 3.581 Km2, o que equivale a 42,07% do país. A chamada Amazônia Legal é maior ainda, cobrindo 60% do território em um total de cinco milhões de Km2. Ela abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins.

Desmatamento da Floresta Amazônica

A Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.

5/04/2010

Então...... Vai da cabeça de cada um....





1. Evite o desperdício de água: embora pareça aquele conselho de nossas mães / avós, é vital para a continuidade da vida que evitemos o desperdício de água. Para isso, basta mudarmos pequenas atitudes do dia a dia, como:
1.1 Fechar a água enquanto está escovando os dentes;
1.2 Manter a água fechada enquanto ensaboa a louça;
1.3 Deixar fechada a água enquanto faz a barba;
1.4 Conserte vazamentos e mantenha as torneiras bem fechadas;

2. Evite o desperdício de energia elétrica: é bastante comum que usinas produtoras de energia elétrica utilizem recursos minerais como parte de sua empreitada e como resultado aumentem as emissões de CO2. Se pudermos consumir menos energia elétrica, estaremos ajudando um pouquinho já;

3. Informe-se sobre pequenas alternativas ambientalmente corretas para sua casa. Seja na construção ou na reforma, existem maneiras menos agressivas de lidar com a questão;

4. Ensine as crianças a serem positivas em relação ao planeta. Assim que elas aprenderem algumas coisas e demonstrarem o amor que têm pelo planeta, o ciclo da destruição será extinto;

5 INFORME-SE: Para cada região, existem algumas medidas que podem ser tomadas. Informe-se na sua para saber exatamente a forma mais efetiva de ajudar.

http://vidanativaitapuranga.blogspot.com/2008/10/sustentabilidade-ambiental-como-ajudar.html

Então todo mundo sabe o que fazer e como ser feito vai da conciência de cada um aplicar na vida e tentar colaborar para um mundo melhor....
Um pequeno gesto é um passo dado!

Você realmente sabe o que é algo sustentavel!?




O Grupo IBOPE fez uma pesquisa Negócios Sustentáveis, a pesquisa inédita Sustentabilidade: Hoje ou Amanhã?. O levantamento foi realizado com homens e mulheres acima de 16 anos, em todo o Brasil, entre os dias 20 e 28 de Julho, para avaliar a percepção das classes A, B e C sobre assuntos ligados ao tema sustentabilidade. O estudo também analisou a opinião da comunidade empresarial brasileira por meio de entrevistas com 537 executivos de 381 grandes empresas nacionais.

A pesquisa revelou que 79% dos executivos e 55 % dos cidadãos já ouviram falar de sustentabilidade empresarial, sendo que os dois grupos possuem conceitos diferentes sobre a questão. Para os executivos, sustentabilidade empresarial está atrelada aos conceitos de responsabilidade social (59%) e preservação do meio ambiente (58%). Já para os cidadãos, o conceito está atrelado ao desenvolvimento de produtos (33%) e à solidez das instituições (23%).

O estudo também revelou o grau de consciência sócio-ambiental do cidadão e identificou que existe um grande distanciamento entre a crença e a prática de ações de preservação ambiental. Por exemplo, 92% dos cidadãos concordam que separar lixo para a reciclagem é uma obrigação da sociedade. Porém, apenas 30% dos entrevistados separam o lixo em suas residências.
Então do que adianta muitos tentar conscientizar a população sendo que só fica por isso!? Algo tem que ser FEITO, e rápido... 
Você, o que faz para ajudar o meio ambiente!?


Fontes: IBOPE || WWF

5/03/2010

Não é porque é natural que é sustentavel!



Sustentabilidade é uma palavra muito dita ultimamente!

E com isso muitas impresas colocam estampados nas embalagens que são protudos naturais, ecologicamente corretos e tudo mais. Só que muitos são uma farsa, serve só para induzir o consumidor a associar natural com ecológico, sustentável e, às vezes, benéfico à saúde. Mas nem sempre é isso o que acontece. Exemplo disso é o algodão. Ele é vendido como sendo ecológico, mas esse tipo de plantação é muito prejudicial ao meio ambiente. Sendo que ela consome 25% de todo o agrotóxico produzido no mundo, matando anualmente 20 mil pessoas, além de utilizar muita água.

Existem ainda outros produtos que ludibriam os consumidores, como o tecido de bambu, que é totalmente sintético, a maquiagem mineral, que pode não agredir a pele, mas coopera para a escassez dos recursos minerais, e os remédios fitoterápicos, que nem sempre são feitos exclusivamente com ingredientes orgânicos e sustentáveis.



O bambu, que não serve para fazer tecido, é ótimo para a fabricação de outros utensílios, já que o seu cultivo é totalmente ecológico.  Quanto à maquiagem mineral, o melhor mesmo é que os produtos de beleza sejam fabricados com matéria-prima vegetal e os remédios fitoterápicos 100% naturais são fabricados no Brasil somente pela Weleda. É importante atentar à verdadeira origem dos produtos para não cair no ledo engano da imagem criada para aumentar as vendas.

5/01/2010

Empresas que tem divulgado trabalhar com sustentabilidade


Hoje na televisão muitas empresas anunciam que na compra de seus produtos, eles ajudam em algum sentido na plantação de árvores ou os etc....
vou colocar aqui algumas que tem anunciado se são reais ou não tão ai .. na midia ...
http://www.unilever.com.br/sustainability/?gclid=COum-daHtqECFYIf7god1htNAw

http://www.ype.ind.br/2006/social.asp

http://www.bancoreal.com.br/sustentabilidade
O que tem aparecido recentemente é o comercial da danoninho você compra o produto ganha uma sementinha e quem cuidar da árvore virtual no site depois de madura eles plantam árvores reais ... mas claro tem que comprar o produto...
http://www.danoninho.com.br/florestadodino/

Obviamente todas tem um lado do consumismo por cima mas ta ai os que encontrei o que acham a respeito?

4/30/2010

Comida Sustentável



Estilo culinário que está marcando tendências na alta gastronomia. Trata-se da união entre a cozinha, o respeito ao meio ambiente, o compromisso com a produção local e a consciência ecológica. Área dos chamados Ecochefs, cozinheiros ecológicamente corretos.

Nos restaurantes a opção por alimentos ecológicos chegou antes que se começasse a falar em mudança climática e assim, apostam em ecochefs que tentam oferecer em seus pratos criações com o gosto da frescura, evitando os alimentos industrializados, fertilizantes químicos e outros componentes que agride a natureza. As crises alimentares como a contaminação de alimentos, falta deles, contribuem a mudar os hábitos da população que, cada vez mais, opta por produtos naturais e saudáveis.

Ainda são uma minoria os cozinheiros que criam pratos com consciência ecológica.

Para as pessoas que vivem nas grandes cidades, acostumadas a desfrutar de qualquer alimento em qualquer época do ano, aderir ao movimento pode resultar numa mudança com muitas restrições. Além do mais, as grandes metrópoles não têm capacidade de sustentar toda a população e obrigatoriamente necessita recorrer a zonas mais afastadas. Para quem estiver disposto a unir-se ao movimento, no site da CEAGESP é possível baixar uma tabela de produtos de época.

Quem diria que o sistema alimentar ideal seria a humilde alimentação de nossos avós e bisavós. Opte sempre por produtos de época e ecológicos, são saudáveis, não agridem o meio ambiente e são mais económicos.

Agricultura e sustentabilidade


O que é agricultura sustentavel?
"É aquela onde o ciclo produtivo é fechado dentro da propriedade, havendo um equilíbrio energético (Entre produção e consumo), conservando os recursos envolvidos e com mínimo, ou nenhum, ingresso de energia externa derivada de combustíveis fosseis(adubos químicos, agrotóxicos, combustível, etc)".

é interessante esse conceito de unir agricultura com sustentabilidade um exemplo próximo é os alimentos organicos mas porque são tão dificeis de serem encontrados e são mais caros?

Alimentos Orgânicos

O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos.
As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a poluição.
Segundo o Instituto Biodinâmico (IBC), um certificador brasileiro reconhecido internacionalmente, a produção orgânica no Brasil cresce 30% ao ano e ocupa atualmente uma área de 6,5 milhões de hectares de terras, colocando o país na segunda posição dentre os maiores produtores mundiais de orgânicos principalmente devido ao extrativismo sustentável de castanha, açaí, pupunha, látex, frutas e outras espécies das matas tropicais, principalmente da Amazônia. Cerca de 75% da produção nacional de orgânicos é exportada, principalmente para a Europa, Estados Unidos e Japão. A soja, o café e o açúcar lideram as exportações. No mercado interno, os produtos mais comuns são as hortaliças, seguidos de café, açúcar, sucos, mel, geléias, feijão, cereais, laticínios, doces, chás e ervas medicinais.

http://www.natureba.com.br/alimentos-organicos.htm

E porque é mais caro?

O alimento orgânico é mais caro, primeiro porque a escala de produção é baixa, isso implica em maiores custos como frete, insumos e custos fixos, que são diluídos na produção. O segundo motivo é a lei da oferta e procura. Como a demanda (procura) por alimentos orgânicos é maior e a oferta ainda é menor, o preço do produto fica mais elevado.

http://www.organicaalimentos.com.br/?page=pages/informacoes.php#caros Obs: esse link achei muito interessante responde varias perguntas sobre o alimento orgânico!


Também tem a existencia das AGROFLORESTAS

que são a união da pecuária, agricultura etc.. com o plantio de arvores!

O termo "agrofloresta" foi criado para designar um uso especial da terra que envolve o manejo intencional de árvores. Através da introdução e mistura de árvores ou arbustos nos campos de produção agrícola ou pecuária, obtem-se benefícios a partir das interações ecológicas e econômicas que acontecem nesse processo. Existem muitas variações nas práticas que caem na categoria de agrofloresta: na agrossilvicultura, as árvores são combinadas com culturas agrícolas; em sistemas silvopastoris, elas são combinadas com produção animal e em sistemas agrossilvopastoris o produtor maneja uma mescla de árvores, culturas e animais. Cabe ressaltar que a incorporação de árvores em sistemas de produção de alimentos é uma prática com longa história. Isto é especialmente verdadeiro em regiões tropicais e subtropicais do planeta, nas quais os produtores manejam árvores e animais juntamente com a atividade agrícola, a fim de satisfazerem suas necessidades básicas de alimento, madeira, lenha, forragem e para ajudar na conservação dos recursos naturais disponíveis na propriedade (solo, água, biodiversidade, entre outros).

http://www.planetaorganico.com.br/agroflorest.htm

Creditos AGROFLORESTA Leandro Santos ;D


minhas considerações .. os alimentos orgânicos possuem mais vitaminas e minerais, alem de não conter "veneno" deveria ter uma demanda maior de produção para chegar ao alcance de todos, com preços acessiveis alem de fazer bem pra saúde todos teriam acesso!

4/29/2010

Produtos sustentaveis


Queijos, carnes, geladeiras, móveis para escritório e até tintas ecológicas. Quem está em busca destes, entre outros muitos tipos de produtos, em versão de baixo impacto ambiental, já tem a disposição uma ferramenta prática, confiável e gratuita para buscar online por opções disponíveis no mercado em sua região do país: é o Catálogo de Produtos e Serviços Sustentáveis.

Os critérios utilizados para classificação até o momento são exclusivamente ambientais e estão agrupados em grandes áreas, como, por exemplo:
eficiência energética; origem renovável do recurso; toxicidade; biodegradabilidade; solubilidade em água; gestão de resíduos; impactos globais; racionalização etc. A partir de agora, o centro de pesquisas pretende elaborar também os critérios que avaliem os aspectos sociais, tais como saúde, educação, emprego, comunidades tradicionais, entre outros. No site o consumidor encontra descrição em maior detalhe do processo de classificação atualmente utilizado pelo catálogo.

Para o consumidor consciente, interessado em maximizar os aspectos positivos de seu ato de consumo e, ao mesmo tempo minimizar os negativos, recomenda-se que fique atento aos critérios de sustentabilidade utilizados no catálogo na hora de escolher o que comprar, no seu daí a dia. Inclusive quando for comprar produtos tradicionais – não classificado como sustentáveis.

No site existem dois espaços para o consumidor consciente participar diretamente da construção da ferramenta, por meio do “faça parte”, onde é possível indicar produtos ou serviços sustentáveis, e o “fale conosco”, espaço aberto para o consumidor manifestar-se sobre o conteúdo da página. As indicações dos internautas serão analisadas e, se aceitas pelo grupo técnico de aconselhamento do projeto, passaram a fazer parte das indicações.
O Catálogo de Produtos e Serviços Sustentáveis está disponível para consulta e comentários dos consumidores no link: http://www.catalogosustentavel.com.br.
 Quem tinha a desculpa de que não encontra produtos que não fazem nenhum mal ao meio ambiente, agora não tem mais essa desculpa! hehe

Consumo sustentavel


Consumimos muito e sem tomar alguns simples cuidados que aumentam nossa produção de lixo e a poluição cresce contribuindo com a situação ruim,não precisamos deixar de consumir,podemos consumir com conciencia, tem aquelas dicas que todo mundo ouve falar mas nunca põe em prática porque não acham necessárias , mas que se todo mundo colocasse em prática uma pelo menos seria um passo a frente.

  • Na hora de comprar olhar se as embalagens são recicláveis.
  • Comprar de marcas que conhece e trabalham com as normas ambientais.
  • Na hora da compra sempre que possivel, levar suas próprias sacolas, agora se ouve muito falar dos Sacolecos, sacolas de tecido ecologicas ... que evita usar e deixar pra natureza mais uma sacola plástica....
  • Depois de utilizado separar as embalagens reciclaveis!

  • Outra coisa que se encaixa em consumo e na vida ECOnomizar papel, utilizar papel reciclado e coloca-lo pra reciclar!
E a mais importante e mais dificil consumir aquilo que é necessário sem exageros!





4/28/2010

Como ser sustentavel!


Para muitos o conceito de ser sustentável ainda é algo estranho e longe de suas realidades. Afinal de contas, como nossas atitudes de pessoas normais e sem pretensões megalomaníacas poderia afetar o planeta e provocar alguma ameaça a existência de toda a raça humana? Como eu, que sou apenas uma formiguinha nesse enorme mundo, poderia contribuir para refrear a devastação do meio ambiente e a escandalosa onda de poluição e destruição de recursos naturais que nos assola?
Basta ter pequenas atitudes sustentáveis ao longo de sua existência. Assim, o “ser sustentável” transforma-se numa legião de formiguinhas que juntas podem mudar o mundo e a forma como a humanidade afeta negativamente a vida em nosso mundo. Medidas simples como economizar e reciclar papel. Reciclar latas e embalagens; não queimar lixo; economizar água e energia elétrica através de um uso mais racional desses recursos; garantir que as empresas que fornecem bens e serviços para você tenham também a mesma preocupação e recusando-se a consumir produtos de origem ilícita ou que tenham sido obtidos (extraídos ou fabricados) através de meios prejudiciais a natureza.
Agindo desta forma, você acabará por criar “uma onda” que se propagará ao seu redor e provocará novas mudanças em outras pessoas que, por sua vez, gerarão ondas em torno de si em uma pirâmide do bem que se espalhará por toda a sociedade.
Com pequenos gestos podemos muda o mundo em que vivemos, para melhor!!
Quem está nessa luta?!

Sustentabilidade



O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

http://www.sustentabilidade.org.br


Utilizar da natureza sem destrui-la


todos nós ouvimos muito essa palavra hoje em dia, SER SUSTENTAVELMENTE CORRETOS, mas é um assunto que muita gente que não tem conhecimento do significado disso e gira em torno várias questões:


Como posso colaborar para um mundo sustentável?

Custa caro ser sustentavel?

Porque é importante a sustentabilidade?


O que pensam a respeito?