Alimentos Orgânicos
O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos.
As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a poluição.
Segundo o Instituto Biodinâmico (IBC), um certificador brasileiro reconhecido internacionalmente, a produção orgânica no Brasil cresce 30% ao ano e ocupa atualmente uma área de 6,5 milhões de hectares de terras, colocando o país na segunda posição dentre os maiores produtores mundiais de orgânicos principalmente devido ao extrativismo sustentável de castanha, açaí, pupunha, látex, frutas e outras espécies das matas tropicais, principalmente da Amazônia. Cerca de 75% da produção nacional de orgânicos é exportada, principalmente para a Europa, Estados Unidos e Japão. A soja, o café e o açúcar lideram as exportações. No mercado interno, os produtos mais comuns são as hortaliças, seguidos de café, açúcar, sucos, mel, geléias, feijão, cereais, laticínios, doces, chás e ervas medicinais.
http://www.natureba.com.br/alimentos-organicos.htm
E porque é mais caro?
O alimento orgânico é mais caro, primeiro porque a escala de produção é baixa, isso implica em maiores custos como frete, insumos e custos fixos, que são diluídos na produção. O segundo motivo é a lei da oferta e procura. Como a demanda (procura) por alimentos orgânicos é maior e a oferta ainda é menor, o preço do produto fica mais elevado.
http://www.organicaalimentos.com.br/?page=pages/informacoes.php#caros Obs: esse link achei muito interessante responde varias perguntas sobre o alimento orgânico!
Também tem a existencia das AGROFLORESTAS
que são a união da pecuária, agricultura etc.. com o plantio de arvores!
O termo "agrofloresta" foi criado para designar um uso especial da terra que envolve o manejo intencional de árvores. Através da introdução e mistura de árvores ou arbustos nos campos de produção agrícola ou pecuária, obtem-se benefícios a partir das interações ecológicas e econômicas que acontecem nesse processo. Existem muitas variações nas práticas que caem na categoria de agrofloresta: na agrossilvicultura, as árvores são combinadas com culturas agrícolas; em sistemas silvopastoris, elas são combinadas com produção animal e em sistemas agrossilvopastoris o produtor maneja uma mescla de árvores, culturas e animais. Cabe ressaltar que a incorporação de árvores em sistemas de produção de alimentos é uma prática com longa história. Isto é especialmente verdadeiro em regiões tropicais e subtropicais do planeta, nas quais os produtores manejam árvores e animais juntamente com a atividade agrícola, a fim de satisfazerem suas necessidades básicas de alimento, madeira, lenha, forragem e para ajudar na conservação dos recursos naturais disponíveis na propriedade (solo, água, biodiversidade, entre outros).
http://www.planetaorganico.com.br/agroflorest.htm
Creditos AGROFLORESTA Leandro Santos ;D
minhas considerações .. os alimentos orgânicos possuem mais vitaminas e minerais, alem de não conter "veneno" deveria ter uma demanda maior de produção para chegar ao alcance de todos, com preços acessiveis alem de fazer bem pra saúde todos teriam acesso!
Isso ai mor, mais tem algo a mais no fato de nao se produzir produtos organicos, as pragas, o clima , o tempo de consumo e varias outras coisas!
ResponderExcluire o fato de ter todos esses problemas e que faz ela ser cara, por motivo de produção ser bem dificil.
Eu tenho uma horta Organica, alimentos livre de venemo e bem saudavel.
A horta é do seu pai ushausha BRINKS a principal dificuldade mesmo é controlar as pragas de forma natural, mas se houvesse um grande numero de agricultores optando pela organica diminuiria os custos!
ResponderExcluirconcordo plenamente, mas para aumentarem a produção tem que aumentar a procura certo?
ResponderExcluirbjos p vcs
Sim tem que aumentar a procura o problema é que não sao todos ainda que conhecem os beneficios dos alimentos organicos!
ResponderExcluir