4/30/2010
Comida Sustentável
Estilo culinário que está marcando tendências na alta gastronomia. Trata-se da união entre a cozinha, o respeito ao meio ambiente, o compromisso com a produção local e a consciência ecológica. Área dos chamados Ecochefs, cozinheiros ecológicamente corretos.
Nos restaurantes a opção por alimentos ecológicos chegou antes que se começasse a falar em mudança climática e assim, apostam em ecochefs que tentam oferecer em seus pratos criações com o gosto da frescura, evitando os alimentos industrializados, fertilizantes químicos e outros componentes que agride a natureza. As crises alimentares como a contaminação de alimentos, falta deles, contribuem a mudar os hábitos da população que, cada vez mais, opta por produtos naturais e saudáveis.
Ainda são uma minoria os cozinheiros que criam pratos com consciência ecológica.
Para as pessoas que vivem nas grandes cidades, acostumadas a desfrutar de qualquer alimento em qualquer época do ano, aderir ao movimento pode resultar numa mudança com muitas restrições. Além do mais, as grandes metrópoles não têm capacidade de sustentar toda a população e obrigatoriamente necessita recorrer a zonas mais afastadas. Para quem estiver disposto a unir-se ao movimento, no site da CEAGESP é possível baixar uma tabela de produtos de época.
Quem diria que o sistema alimentar ideal seria a humilde alimentação de nossos avós e bisavós. Opte sempre por produtos de época e ecológicos, são saudáveis, não agridem o meio ambiente e são mais económicos.
Agricultura e sustentabilidade
Alimentos Orgânicos
O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos.
As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a poluição.
Segundo o Instituto Biodinâmico (IBC), um certificador brasileiro reconhecido internacionalmente, a produção orgânica no Brasil cresce 30% ao ano e ocupa atualmente uma área de 6,5 milhões de hectares de terras, colocando o país na segunda posição dentre os maiores produtores mundiais de orgânicos principalmente devido ao extrativismo sustentável de castanha, açaí, pupunha, látex, frutas e outras espécies das matas tropicais, principalmente da Amazônia. Cerca de 75% da produção nacional de orgânicos é exportada, principalmente para a Europa, Estados Unidos e Japão. A soja, o café e o açúcar lideram as exportações. No mercado interno, os produtos mais comuns são as hortaliças, seguidos de café, açúcar, sucos, mel, geléias, feijão, cereais, laticínios, doces, chás e ervas medicinais.
http://www.natureba.com.br/alimentos-organicos.htm
E porque é mais caro?
O alimento orgânico é mais caro, primeiro porque a escala de produção é baixa, isso implica em maiores custos como frete, insumos e custos fixos, que são diluídos na produção. O segundo motivo é a lei da oferta e procura. Como a demanda (procura) por alimentos orgânicos é maior e a oferta ainda é menor, o preço do produto fica mais elevado.
http://www.organicaalimentos.com.br/?page=pages/informacoes.php#caros Obs: esse link achei muito interessante responde varias perguntas sobre o alimento orgânico!
Também tem a existencia das AGROFLORESTAS
que são a união da pecuária, agricultura etc.. com o plantio de arvores!
O termo "agrofloresta" foi criado para designar um uso especial da terra que envolve o manejo intencional de árvores. Através da introdução e mistura de árvores ou arbustos nos campos de produção agrícola ou pecuária, obtem-se benefícios a partir das interações ecológicas e econômicas que acontecem nesse processo. Existem muitas variações nas práticas que caem na categoria de agrofloresta: na agrossilvicultura, as árvores são combinadas com culturas agrícolas; em sistemas silvopastoris, elas são combinadas com produção animal e em sistemas agrossilvopastoris o produtor maneja uma mescla de árvores, culturas e animais. Cabe ressaltar que a incorporação de árvores em sistemas de produção de alimentos é uma prática com longa história. Isto é especialmente verdadeiro em regiões tropicais e subtropicais do planeta, nas quais os produtores manejam árvores e animais juntamente com a atividade agrícola, a fim de satisfazerem suas necessidades básicas de alimento, madeira, lenha, forragem e para ajudar na conservação dos recursos naturais disponíveis na propriedade (solo, água, biodiversidade, entre outros).
http://www.planetaorganico.com.br/agroflorest.htm
Creditos AGROFLORESTA Leandro Santos ;D
minhas considerações .. os alimentos orgânicos possuem mais vitaminas e minerais, alem de não conter "veneno" deveria ter uma demanda maior de produção para chegar ao alcance de todos, com preços acessiveis alem de fazer bem pra saúde todos teriam acesso!
4/29/2010
Produtos sustentaveis
Queijos, carnes, geladeiras, móveis para escritório e até tintas ecológicas. Quem está em busca destes, entre outros muitos tipos de produtos, em versão de baixo impacto ambiental, já tem a disposição uma ferramenta prática, confiável e gratuita para buscar online por opções disponíveis no mercado em sua região do país: é o Catálogo de Produtos e Serviços Sustentáveis.
Os critérios utilizados para classificação até o momento são exclusivamente ambientais e estão agrupados em grandes áreas, como, por exemplo:
eficiência energética; origem renovável do recurso; toxicidade; biodegradabilidade; solubilidade em água; gestão de resíduos; impactos globais; racionalização etc. A partir de agora, o centro de pesquisas pretende elaborar também os critérios que avaliem os aspectos sociais, tais como saúde, educação, emprego, comunidades tradicionais, entre outros. No site o consumidor encontra descrição em maior detalhe do processo de classificação atualmente utilizado pelo catálogo.
Para o consumidor consciente, interessado em maximizar os aspectos positivos de seu ato de consumo e, ao mesmo tempo minimizar os negativos, recomenda-se que fique atento aos critérios de sustentabilidade utilizados no catálogo na hora de escolher o que comprar, no seu daí a dia. Inclusive quando for comprar produtos tradicionais – não classificado como sustentáveis.
No site existem dois espaços para o consumidor consciente participar diretamente da construção da ferramenta, por meio do “faça parte”, onde é possível indicar produtos ou serviços sustentáveis, e o “fale conosco”, espaço aberto para o consumidor manifestar-se sobre o conteúdo da página. As indicações dos internautas serão analisadas e, se aceitas pelo grupo técnico de aconselhamento do projeto, passaram a fazer parte das indicações.
O Catálogo de Produtos e Serviços Sustentáveis está disponível para consulta e comentários dos consumidores no link: http://www.catalogosustentavel.com.br.
Quem tinha a desculpa de que não encontra produtos que não fazem nenhum mal ao meio ambiente, agora não tem mais essa desculpa! hehe
Consumo sustentavel
Consumimos muito e sem tomar alguns simples cuidados que aumentam nossa produção de lixo e a poluição cresce contribuindo com a situação ruim,não precisamos deixar de consumir,podemos consumir com conciencia, tem aquelas dicas que todo mundo ouve falar mas nunca põe em prática porque não acham necessárias , mas que se todo mundo colocasse em prática uma pelo menos seria um passo a frente.
- Na hora de comprar olhar se as embalagens são recicláveis.
- Comprar de marcas que conhece e trabalham com as normas ambientais.
- Na hora da compra sempre que possivel, levar suas próprias sacolas, agora se ouve muito falar dos Sacolecos, sacolas de tecido ecologicas ... que evita usar e deixar pra natureza mais uma sacola plástica....
- Depois de utilizado separar as embalagens reciclaveis!
- Outra coisa que se encaixa em consumo e na vida ECOnomizar papel, utilizar papel reciclado e coloca-lo pra reciclar!
4/28/2010
Como ser sustentavel!
Sustentabilidade
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
http://www.sustentabilidade.org.br
Utilizar da natureza sem destrui-la
todos nós ouvimos muito essa palavra hoje em dia, SER SUSTENTAVELMENTE CORRETOS, mas é um assunto que muita gente que não tem conhecimento do significado disso e gira em torno várias questões:
Como posso colaborar para um mundo sustentável?
Custa caro ser sustentavel?
Porque é importante a sustentabilidade?
O que pensam a respeito?
4/27/2010
O Passaro Pintor
O pássaro-cetim é um verdadeiro pintor e decorador, pinta as paredes do ninho que parece um edifício de gravetos. Ele sabe que a fêmea gosta muito da cor azul e assim captura tudo o que for desta cor e leva ao seu local da sedução. O azul para as paredes ele consegue obter das bagas da redondeza. Ele apanha as bagas suculentas no bico, esmaga-as contra os gravetos que entrelaçou, revestindo-os completamente. Às vezes sua técnica é ainda mais elaborada. Mistura uma tinta comporta de saliva e qualquer material colorido que encontrar, como bagas em madeira queimada. E usa um pedaço de casca de árvore como se posse pincel.
Só o macho se dedica à decoração e na verdade não é um ninho que ele está pintando. É o cenário para o acasalamento. Sobre uma plataforma de galhos, ele constrói um caramanchão. Em todas as partes o pássaro-cetim coloca objetos decorativos: seixos, penas de cor viva, conchas de caracóis, pedaços de vidro, prendedores de roupa a até flores, que ele troca quando murcham.
http://www.saudeanimal.com.br/passaro_cetim.htm
Nome comum: Pássaro cetim
Nome em Inglês: Satin Bowebird
Nome Científico: Ptilonorhynchus violaceus
Reino: animal
Filo: chordata
Classe: Ave
Ordem: Passeriformes
Gênero: Ptilonorhynchus
Comprimento: 30 cm
Ninhada: 2 ovos por ano
Características físicas: O macho é negro azulado com bico azul. A fêmea é esverdeada, com as asas e a cauda marrons
4/26/2010
Baleia azul
Foto comparando uma baleia azul com um mergulhador!
Ordem: Cetacea
Família: Balaenopteridae
Género: Balaenoptera
Espécie: Balaenoptera musculus
Comprimento: 20 a 30m
Peso: 100 a 160 toneladas
- Uma baleia azul adulta é tão grande que o seu coração é do tamanho de uma pequena casa, e na sua artéria aorta (que é a principal artéria que leva o sangue do coração) poderia caminhar uma pessoa adulta em pé.
- O sons emitidos por este tipo de baleia, são medidos em 188 decibéis, são mais ruidosos que 100 motores de jacto!
- A baleia-azul foi quase exterminada pela caça exploratória e a sua população está reduzida a 5% da população original.
- Na língua da baleia azul cabem 50 homens adultos.
- O filhote de uma baleia azul assim que nasce pesa mais que um elefante!!!.
- O som produzido por uma baleia azul viaja 160 km e pode matar uma pessoa se a mesma se encontrar perto da baleia.
- É o maior ser vivo que o homem tem conhecimento que já habitou o planeta.
4/25/2010
Axolotl
Este é o nome de uma salamandra mole mexicana. Um bicho estranho pra dedéu. Ele ainda pode regenerar partes do corpo amputadas. Por conta desta habilidade wolverinesca, a salamandra Axolotl está sendo estudada em vários centros de pesquisas biotecnológicas.
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Caudata
Família Ambystomidae
Gênero Ambyostoma
Espécie Ambyostoma mexicanum
Com aproximadamente 25 centímetros de comprimento, se alimentam de girinos e pequenos invertebrados, como insetos, crustáceos e minhocas. Podem viver por aproximadamente doze anos, reproduzindo-se cerca de doze meses após seu nascimento, entre junho e dezembro; ou em cativeiro, quando se promove uma brusca diminuição da temperatura.
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/axolote-ambystoma-mexicanum.htm
Ainda não se tem muito o que dizer sobre ele mas convenhamos ele até que é bonitinho!
Saindo um pouco de tema aqui
Lei que permite tortura de animais
...Saiba quem é autor da lei que permite tortura e sacrifício de animais em rituais religiosos...
19 de Abril de 2010
O Deputado Edson Portilho, do Rio Grande do Sul, teve a desventura de criar um projeto de lei que permite que os animais sejam torturados e sacrificados em rituais religiosos.
O parlamentar, sabendo que os protetores dos animais se manifestariam, fez a seguinte trama: marcou a apresentação para votação da lei num dia de Julho, mas fez um chamado urgente e marcou a reunião às pressas, mais cedo. Os únicos avisados foram os demais deputados. Ou seja: não havia defesa.
Os animais não tiveram oportunidade de ter pessoas que os representassem. Quem poderia responder por eles? E aconteceu o que mais temíamos: houve 32 votos contra os animais e apenas 2 a favor. Os animais agora poderão ter olhos e dentes arrancados e cortados em vários pedaços para fazer o tal Banho de Sangue. Os animais que não servem mais para o ritual são mortos a sangue frio, conscientes e sem qualquer anestesia.
Fonte : http://www.anda.jor.br/?p=57711
___________________________________
Assinem o Baixo assinado:
- http://www.leideprotecaoanimal.com.br/
Uma lei que permite a tortura de animais foi aprovada!
Não podemos deixar uma barbaridade dessas assim.
'
Precisamos de 500 mil assinaturas
AJUDEM, NÃO CUSTA NADA.
'
Não precisa colocar o telefone pra quem ficar com isso na cabeça.
OS ANIMAIS AGRADECEM.
Créditos: Digão
4/24/2010
Cupins ensinam moradias sustentaveis....
Uma equipe de especialistas da Universidade britânica de Loughborough desenvolve um projeto para usar cupins como modelos de construção de edifícios baratos e não prejudiciais ao meio ambiente. Durante três anos, os cientistas que participam do estudo averiguarão os sistemas de ventilação dos montes construídos por cupins africanos, segundo informa hoje o jornal Financial Times. O objetivo da pesquisa é determinar como é regulada a qualidade do ar, a temperatura e os níveis de hidratação em um espaço debaixo do qual podem viver até 1 milhão de cupins. O projeto será iniciado na Namíbia, onde a estrutura interna dos ninhos - cujo comprimento oscila entre três e nove metros - será observada com o objetivo de elaborar um modelo informativo de três dimensões, que dará uma idéia do seus funcionamento. Scott Turner, um dos pesquisadores do projeto, vê os ninhos como "órgãos de intercâmbio de gases, que atendem às necessidades respiratórias da colônia, situada aproximadamente a um ou dois metros de profundidade". Para Turner, o fato de suprir estas necessidades é "prodigioso" já que, explicou, "cada ninho contém até um milhão de cupins que, de modo coletivo, consomem oxigênio na mesma proporção que uma vaca". Assim, estes ninhos são construídos de modo a captar a máxima quantidade de energia eólica para ventilar seu interior e conseguir um equilíbrio interno com pouca variação de temperatura, umidade e qualidade do ar. Com os achados deste estudo, se procura "levantar pistas que ajudem no desenvolvimentos de novos tipos de habitações humanas auto-suficientes", indicou Rupert Soar, responsável pelo projeto.
http://www.animaisweb.gratix.com.br/curiosidades.html
Suriname
Sua mais curiosa característica são as marcas púrpura-fluorescentes no corpo que contrastam com a pele negra adjacente. Ele foi descoberto em 2006, como parte de uma pesquisa no planalto de Nassau, no interior do Suriname.
Os cientistas que vasculhavam aquele planalto e os montes Lelybesouros encontraram quatro outras novas espécies de sapo, além do descrito acima, seis espécies de peixe, 12 besouro coprófagos e uma nova espécie de formiga, de acordo com nota da Conservação.
Este sapo é do género Atelopus, eu procurei o nome cientifico porem não encontrei!!
http://bicharada.net/animais/noticias.php?nid=706
G1
Lesma marinha que faz fotossintese
O primeiro animal que faz a fotossíntese foi encontrado no Atlântico.
É uma pequena lesma marinha com três centímetros de comprimento, que vive na costa atlântica da América do Norte, e que tem um poder até agora desconhecido na Natureza entre o reino animal: depois de comer uma alga adquire a capacidade de fotossíntese característica das plantas.
O pequeno ser obtém os cloroplastos - isto é, os objetos celulares verdes ricos em clorofila que permitem às células das plantas converter a luz solar em energia - e armazena-os nas células ao longo do seu intestino. O mais curioso é que as "elysia chlorotica" no estado jovem que se alimentem de algas durante duas semanas, podem viver o resto das suas vidas - um ano, em média - sem comer.
Mas os cientistas ainda não conseguiram descobrir tudo sobre este estranho ser marinho, como reconhecem num artigo publicado na revista de referência mundial 'Proceedings of the National Academy of Sciences'.
http://miguel.migsus.com/drupal/?q=node/808
-> Ela era conhecida por “roubar” os genes das algas de que se alimenta,- as Vaucheria litorea - afim de obter os cloroplastos, no entanto, estudos atuais revelaram que o molusco marinho desenvolveu as suas capacidades químicas, permitindo-lhe fabricar clorofila sem necessitar roubar .
http://etologia-no-dia-a-dia.blogspot.com/2010/04/responda-rapido-animal-faz-fotossintese.html
Na minha opinião tem muito ainda que ser estudado sobre esse
"bichinho" que é incrivel!
4/23/2010
Onças
O padrão de pintas das onças é único para cada indivíduo e funcionam como nossas impressões digitais, servindo para identificar cada animal.
A onça-pintada negra, conhecida como Jaguar negro, é da mesma espécie da malhada. Preste atenção e você verá as mesmas pintadas escondidas sobre o pêlo preto. Elas são negras devido a uma variação genética conhecida como “melanismo” que provoca a concentração da pigmentação preta. Para identificar as manchas necessário um pouco mais de atenção e condições de luminosidade adequada.
Coelhos
Curiosidades
4/22/2010
Ornitorrinco
O Ornitorrinco (nome científico: Ornithorhynchus anatinus, do grego: ornitho, ave + rhynchus, bico; e do latim: anati, pato + inus, semelhante a: "com bico de ave, semelhante a pato") é um mamífero semiaquático natural da Austrália e Tasmânia.
Todos os quatro pés do ornitorrinco têm garras, e cada pata tem cinco dedos. Os machos apresentam um sexto dedo nas patas traseiras, no qual existem esporões venenosos, que o animal usa para sua defesa. O ornitorrinco alimenta-se de vermes, girinos, moluscos, crustáceos, peixinhos e insetos que captura no fundo dos rios e córregos. Quando adultos, os ornitorrincos não tem dentes, por isso, usa as placas córneas das maxilas para a mastigação. A fêmea não possui mamas, e o leite é diretamente lambido dos poros e sulcos abdominais
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Subclasse: Prototheria
Ordem: Monotremata
Família: Ornithorhynchidae
Género: Ornithorhynchus
Espécie: O. anatinus
http://www.infoescola.com/mamiferos/ornitorrinco/
Besouro rinoceronte
O mais forte de todos os animais - besouro rinoceronte -
(MacLeay, 1819)
4/21/2010
Louva- a- Deus
Todo mundo conhece o louva-a-deus quando ve um pelo seu modo de estar parado com as patas de uma maneira que parece estar rezando.... vou falar um pouquinho deles......
Quando dois machos encontram-se, e caso um deles não se retire rapidamente em fuga, acontece uma luta fatal para um deles. Esta pugna começa com os contendores na posição de guarda dos boxeadores. O vencedor mata e se alimenta do vencido e, de barriga cheia, dorme um bom sono em posição de reza.
Um fato incrível - no acasalamento, o macho serve de alimento para "sua amada". A fêmea agarra seu companheiro ("ex-companheiro") pelo pescoço, arranca e come sua cabeça - neste momento, podemos entender que ele literalmente "perdeu a cabeça por ela". Curiosamente, o "resto" do corpo do macho continua atuando para terminar a fecundação da fêmea - uma incrível realidade !! Terminadas as "núpcias", a fêmea esconde-se entre as folhas e vai "rezar".
Vamos tentar entender as implicações deste fato na biologia deste bichinho - em verdade, esta atitude da fêmea promove uma "adaptação" da espécie ao ambiente. Uma vez alimentada pelo corpo de seu parceiro ela permanece escondida (está nutrida até quase o momento da postura dos ovos) na vegetação evitando ser facilmente encontrada e devorada por pássaros, seus inimigos naturais. Mais - tudo indica que ao devorar a cabeça do macho, a atuação dos centros nervosos secundários abdominais restantes no parceiro fazem a fecundação ocorrer de forma muito mais efetiva (maior quantidade de sêmen é transferida para o corpo da fêmea) - pelos filhos, TUDO !.
http://www.curiosidadeanimal.com/index.htm
Reino: Animália
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Mantodea
e 2000 especies por ai, a maioria em ambientes tropicais e subtropicais.......
Curiosidades.
Os bugios emitem uma série de sons: uivo, latido, gemidos, etc. Cada som tem um significado: perigo, um filhote perdido, um companheiro ferido, e muitos outros. Geralmente ao amanhecer, já se pode ouvir os rugidos crescentes do bugio, uma sequência de rugidos cada vez mais forte e penetrante que o outro.Cada bando de bugio tem seu próprio território, os gritos servem para participar aos vizinhos os limites desse território, do qual os estranhos devem manter distância. Quando os dois bandos se encontram, sua hostilidade também é mostrada por meio de gritos. E vence quem gritar mais alto!
Sua alimentação na natureza é de folhas e frutas, já em cativeiro frutas diversas, verduras e iogurte.
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Parvordem: Platyrrhini
Família: Atelidae
Subfamília: Alouattinae
Género: Alouatta
Espécie: Alouatta seniculus
4/20/2010
Borboleta-da-restinga
Nome Cientifico: Parides ascanius
Inseto brasileiro na lista de ameaçados de extinção. Seu habitat se restringe apenas a certos tipos de restinga pantanosa entre o litoral de Campos e o de Mangaratiba, regiões que vêm sendo drenadas e colonizadas pelo homem. Ocorre na reserva de Poço das Antas, área protegida, o que talvez evite o total desaparecimento desta bela espécie de borboleta.Foi a primeira espécie de inseto brasileiro a entrar na lista de espécies ameaçadas de extinção no Brasil.tem como flor favorita a flor de Lantana camara (Verbanaceae), conhecida como cambará. Sua lagarta armazena substâncias tóxicas das folhas ou galhos, passando para os adultos, tornando-se impalatável para alguns predadores.
A destruição de áreas de vegetação brejosa ou pantanosa é a principal causa da ameaça a essa espécie.
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Papilionidae
Género: Parides
Espécie: P. ascanius
Cação-bico-doce
Nome
científico:Galeorhinus galeus
Sinonímia:Cação-bico-de-cristal.
Nome em inglês:Tope shark
Curiosidades:Essa espécie faz extensas migrações. Estudos de marcação e recaptura mostram que animais marcados no Reino Unido foram recapturados em regiões bastante distantes, tais como, Islândia ( 2,461 km ), ilhas Canárias ( 2,526 km ) e nos Açores ( 1,610 km ). No Atlântico Sudoeste a população de G. galeus migra sazonalmente do Sul do Brasil e Uruguai para águas Argentinas onde estão situadas as áreas de desova e berçário (nursery) durante o verão (IUCN, 2008).