4/12/2010

Tráfico


O tráfico de animais é a 3° atividade que movimenta mais dinheiro sujo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas

O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes, pela diversidade imensa que existe no país. As condições de transporte destes animais são desumanas, muitos animais morrem a caminho do desitno final.
Filhotes são retirados das matas, atravessam fronteiras escondidos em bagagens de contrabandistas, para serem vendidos como mercadoria.

Todos os anos mais de 12 milhões de animais silvestres são retirados da natureza, sendo 40% exportados.
O tráfico interno é praticado por caminhoneiros, motoristas de ônibus e viajantes. Já o esquema internacional, envolve grande número de pessoas.
Os animais são capturados ou caçados no Norte, Nordeste e Pantanal, geralmente por pessoas muito pobres, passam por vários intermediários e são vendidos principalmente no eixo Rio-São Paulo ou exportados.

Os animais são traficados para pet shops, colecionadores particulares (priorizam espécies raras e ameaçadas de extinção!) e para fins científicos (cobras, sapos, aranhas...).
Com o desmatamento, muitas espécies entraram para a lista de animais ameaçados de extinção, principalmente na Mata Atlântica. Para mais informações, consulte o site www.renctas.org.br da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres.

2 comentários:

  1. Infelizmente é a nossa dura realidade.. as pessoas tratam animais como se fosse algo qualquer um algum objeto... esquece que alem de um ser vivo tem sim sentimentimos...
    dificil A gnt ainda eh definido como SER HUMANO...
    o que menos temos eh a HUMANIDADE e principalmente RACIONAMENTO como se diz seres RACIONAIS...
    Algo que esta ha se auto destruir naum pode ser considerado HUMANO e nem RACIONA!... parabens pelo o blog meninas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marcel, realmente já foi falado aqui, seres humanos não são tãão espertos assim... ><
    é uma pena porque de verdade somos os unicos que destroi o meio ambiente e os unicos que pode ao menos amenizar o que já foi feito de ruim!!

    ResponderExcluir